Após registrar atrasos ocasionados pela pandemia de Coronavírus e por greves de servidores, o calendário acadêmico da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) passa por um período de ajuste que irá garantir a regularização das datas de início e final de semestre ainda este ano.
O semestre letivo atual – cuja nomenclatura é 2024.3 devido ao período de transição e ajuste de calendário pelo qual a universidade passa – será concluído no dia 28 de março.
Já o semestre letivo 2025.1 terá início no dia 14 de abril e será concluído no dia cinco de agosto. Após um breve período de recesso, o semestre 2025.2 começará em 25 de agosto com conclusão prevista para o dia 22 de dezembro.
“Essa atualização traz grandes vantagens não só para a Ufersa como também para a sociedade”, avalia o pró-reitor de Graduação, professor Francisco Edcarlos Leite. “O primeiro aspecto importante é que estamos regularizando o calendário acadêmico com o calendário do ano civil, possibilitando que nossos estudantes, servidores e a gestão da universidade possam adequar seus cronogramas de atividades”.
Uma mudança que também beneficiará a comunidade acadêmica é a correção da diferença de datas entre o calendário dos cursos de graduação e de pós-graduação.
“Outro aspecto bastante importante será a coincidência do calendário acadêmico da Ufersa com o calendário acadêmico de outras instituições federais, estaduais, municipais, particulares e até mesmo com o calendário das escolas secundaristas”, observa o pró-reitor de graduação Edcarlos Leite. “Essa organização facilita até na organização do SiSU e do processo de seleção dos discentes que desejam vir para a Ufersa”, acrescenta.
Tags: