Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato
Diferente do que ocorre em outras universidades, que iniciam seu ano letivo nos primeiros meses de 2025, os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) ainda não concluíram o ano letivo de 2024, uma vez que o calendário acadêmico está atrasado em virtude dos efeitos provocados pela pandemia e por greves dos servidores da instituição.
Mesmo com os atrasos, a Universidade informou que visa regularizar o calendário acadêmico e concluirá o ano letivo de 2025 ainda no mês de dezembro. “Após registrar atrasos ocasionados pela pandemia de Coronavírus e por greves de servidores, o calendário acadêmico da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) passa por um período de ajuste que irá garantir a regularização das datas de início e final de semestre ainda este ano”, informou a instituição.
A assessoria da Ufersa informou que o semestre letivo atual, cuja nomenclatura é 2024.3 devido ao período de transição e ajuste de calendário pelo qual a universidade passa, será concluído no dia 28 de março. Já o semestre letivo 2025.1 terá início no dia 14 de abril e será concluído no dia cinco de agosto. Após um breve período de recesso, o semestre 2025.2 começará em 25 de agosto com conclusão prevista para o dia 22 de dezembro.
O pró-reitor de Graduação, professor Francisco Edcarlos Leite, informou que essa regularização do calendário trará muitas vantagens para os estudantes da Ufersa e também para a sociedade. “Essa atualização traz grandes vantagens não só para a Ufersa como também para a sociedade. O primeiro aspecto importante é que estamos regularizando o calendário acadêmico com o calendário do ano civil, possibilitando que nossos estudantes, servidores e a gestão da universidade possam adequar seus cronogramas de atividades”, avalia o pró-reitor.
Uma mudança que também beneficiará a comunidade acadêmica é a correção da diferença de datas entre o calendário dos cursos de graduação e de pós-graduação. “Outro aspecto bastante importante será a coincidência do calendário acadêmico da Ufersa com o calendário acadêmico de outras instituições federais, estaduais, municipais, particulares e até mesmo com o calendário das escolas secundaristas”, observa o pró-reitor de graduação Edcarlos Leite. “Essa organização facilita até na organização do SiSU e do processo de seleção dos discentes que desejam vir para a Ufersa”, acrescenta.
A greve dos servidores da Ufersa incluiu técnicos-administrativos e docentes. Os técnicos-administrativos estiveram em greve por quatro meses e, os docentes, por cerca de 20 dias. Ambas as categorias cobraram reajuste salarial, bem como a reestruturação da carreira.
Calendário acadêmico da Uern inicia em 3 de fevereiro com aulas começando no dia 17
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) também disponibilizou o calendário universitário do ano letivo de 2025. Pelo segundo ano consecutivo, o calendário universitário está compatível com o calendário civil.
De acordo com o calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/Uern), o semestre letivo 2025.1 terá início no dia 3 de fevereiro, com o início das aulas em 17 de fevereiro, e segue até o dia 11 de julho de 2025.
O recesso acadêmico, juntamente com as férias docentes, será de 14 a 28 de julho de 2025. Já o semestre 2025.2 inicia no dia 29 de julho, com o início das aulas em 4 de agosto, e segue até o dia 19 de dezembro de 2025.
O recesso natalino será de 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026. E as férias docentes serão de 5 de janeiro a 3 de fevereiro de 2026. Ambos os semestres terão 102 dias letivos.
No ano de 2024, o calendário universitário foi regularizado e voltou a ser compatível com o calendário civil, com férias em janeiro e julho.
Confira o calendário das Atividades Acadêmicas da Uern
3 de fevereiro - Início do Semestre 2025.1
3 a 9 de fevereiro
Período de matrícula curricular para o semestre 2025.1.
5 de fevereiro
Reunião do CONSEPE
3 a 14 de fevereiro
Planejamento pedagógico 2025.1.
3 a 14 de fevereiro
Período para elaboração do(s) Plano(s) de Curso e dos tópicos de aula (cronogramas de atividades) e cadastro no Sigaa Uern.
10 de fevereiro
Processamento de matrículas 2025.1.
14 de fevereiro
Prazo máximo para homologação do(s) Plano(s) de Curso e os tópicos de aula (cronogramas de atividades) pela plenária departamental.
11 a 16 de fevereiro
Rematrícula
17 de fevereiro - INÍCIO DAS AULAS 2025.1.
Processamento de rematrículas 2025.1.
17 a 28 de fevereiro
SAMBA
Período para o lançamento dos editais do Setor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil - Semestre 2025.1 (PRAE)
18 a 19 de fevereiro
Matrícula de alunos especiais para o semestre 2025.1.
18 a 23 de fevereiro
Matrícula extraordinária.
Tags: