Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Postado às 00h15 | 12 Jan 2025 | redação Em 5 anos, Mossoró registrou 34 óbitos por melanomas e outras neoplasias malignas

Crédito da foto: Reprodução RN registrou 465 óbitos provocados por melanomas e neoplasias malignas de pele

Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato

O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele, causada principalmente pela exposição excessiva ao sol. O principal sintoma do tumor inclui o surgimento de lesões, pintas ou sinais na pele.

Este pode ser classificado de duas formas: não melanoma, que é responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos no país, mesmo tendo uma letalidade baixa; e o melanoma, que possui origem nas células produtoras de melanina e é mais comum em adultos brancos, sendo o tipo mais raro e letal do câncer.

O câncer de pele melanoma é um tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. É classificado como altamente letal, uma vez que tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive o cérebro e o coração.

Dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10, do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT), apontam que entre 2020 e 2024, Mossoró registrou 34 óbitos causados por melanomas e outras neoplasias malignas de pele. No RN, a plataforma do Ministério da Saúde registrou um total de 465 óbitos provocados por melanomas e neoplasias malignas de pele.

As informações referentes aos óbitos ocorridos no estado estão divididas em macrorregiões. A primeira macrorregião inclui dados das cidades assistidas pela 1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs). Já a segunda macrorregião inclui as 2ª, 6ª e 8ª URSAPs. Além de Mossoró, outros 14 municípios fazem parte da região atendida pela 2ª URSAP. São eles: Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

No caso de todos os municípios incluídos na região da 2ª Regional de Saúde, o Painel de Monitoramento mostrou que, em 2020 e 2024, ocorreram 55 óbitos por câncer de pele. Os municípios que registraram óbitos foram: Mossoró, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Caraúbas, Campo Grande, Tibau, Grossos e Governador Dix-Sept Rosado.

Confira os dados, ano a ano, dos óbitos provocados por melanomas e outras neoplasias malignas de pele


MELANOMA MALIGNO DE PELE (CID: C43)

2020

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 1 óbito

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (1)

Rio Grande do Norte - 22 óbitos

2021

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 3 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (3)

Rio Grande do Norte - 28 óbitos

2022

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 4 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (3), Caraúbas (1)

Rio Grande do Norte - 35 óbitos

2023

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 2 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (1), Areia Branca (1)

Rio Grande do Norte - 33 registros de óbitos por melanoma maligno de pele

2024

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 2 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (2)

Rio Grande do Norte - 20 óbitos

 

NEOPLASIAS MALIGNAS DE PELE

2020

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 4 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (2), Areia Branca (1), Baraúna (1)

Rio Grande do Norte - 57 óbitos

2021

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 13 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (9), Apodi (2), Campo Grande (1), Areia Branca (1)

Rio Grande do Norte - 76 óbitos

2022

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 9 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (5), Tibau, (1), Grossos (1), Governador Dix-Sept Rosado (1), Apodi (1)

Rio Grande do Norte - 63 óbitos

2023

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 7 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (4), Apodi (2), Janduís (1)

Rio Grande do Norte - 82 óbitos

2024

Municípios atendidos pela 2ª Regional de Saúde - 10 óbitos

Cidades da 2ª Ursap onde ocorreram óbitos - Mossoró (4), Apodi (4), Serra do Mel (1), Campo Grande (1)

Rio Grande do Norte - 49 óbitos
 

Ação de conscientização do câncer de pele ocorre neste domingo, 11, em Tibau

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no país, e tem como principal causa a exposição indevida aos raios solares UVA e UVB, ou seja, a exposição exagerada ao sol.

Durante todo o ano, são realizadas ações e campanhas de conscientização do câncer de pele, levando em consideração a alta incidência dos raios solares na região. Mas é especialmente durante o período de veraneio que as ações se intensificam, uma vez que um número maior de pessoas está nas praias, sendo expostas intensamente ao sol.

Com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a pele neste verão, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) promove nesse domingo, 11, uma Blitz de conscientização do projeto Verão Solidário, na Praia de Tibau, o principal destino dos mossoroenses durante o veraneio. A ação, intitulada Dia D, ocorre a partir das 16h, na entrada da cidade litorânea.

“A ação será realizada, na entrada da praia de Tibau, em frente ao depósito de Lucieudes, na tarde de domingo, com distribuição de informações sobre a prevenção do câncer de pele, entrega de brindes e muita animação. Junte-se a nós e faça do verão um período mais seguro para todos”, convida a AAPCMR.

O Dia D visa incentivar a conscientização sobre a importância da proteção solar para prevenir o câncer de pele e para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “Essa conscientização se torna ainda mais necessária, porque de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 229 mil novos casos de câncer de pele por ano entre 2023 e 2025”, aponta a associação.

 

Tags:

Mossoró
saúde
melanomas
pele

voltar