Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato
O período chuvoso chegou, com precipitações em várias cidades do Rio Grande do Norte e, em Mossoró, uma antiga preocupação volta à tona: os alagamentos em alguns pontos da cidade. Nesta terça-feira, 14, uma chuva com duração de aproximadamente 40 minutos causou alguns transtornos no centro de Mossoró e nos bairros próximos ao centro.
Imagens que circularam nas redes sociais mostravam prédios públicos recém-inaugurados e em fase de conclusão com problemas na estrutura. Os casos aconteceram no mercado Vuco-Vuco, no bairro Bom Jardim, onde a chuva alagou vários boxes, e no novo Centro Comercial de Mossoró, ao lado do Mercado Público Central, que também apresentou alagamento em alguns pontos.
Pelas redes sociais, os internautas afirmaram que, apesar de as situações de alagamento no centro da cidade serem um problema antigo, faltou planejamento e drenagem adequada antes da realização das obras públicas. “Falta de projeto e planejamento, na primeira chuva acontecer isso”, disse uma internauta.
Outros internautas também colocaram a culpa dos alagamentos na própria população que, frequentemente, joga lixo na rua, fato que faz com que os bueiros fiquem entupidos, evitando o escoamento da água da chuva. Em situações como estas, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta sobre o risco de abrir tampas de bueiros durante alagamentos.
“No período de chuvas a população precisa estar atenta e não abrir tampas de bueiros. Jamais o sistema de esgotamento sanitário pode ser acessado por terceiros. Somente a equipe da Caern tem treinamento para trabalhar com o sistema”, alerta a companhia, que disponibiliza canais de atendimento via WhatsApp, site e aplicativo de teleatendimento.
A Caern informa ainda que a população deve manter distância de áreas que estão passando por serviço. Informa ainda que é importante que a canalização de água de chuva do imóvel esteja conectada ao sistema de drenagem, uma vez que o sistema de esgoto foi projetado para receber apenas efluentes das residências e não água de chuva.
“Caso tenha ligação irregular ocorrerá transbordamento de efluentes, o que prejudica a todos. O responsável por ligação clandestina está sujeito a multas e ser enquadrado por crime contra o meio ambiente. A manutenção do sistema de esgoto é de responsabilidade da Caern e a manutenção do sistema de drenagem é feita pelas prefeituras”, informa a companhia.
Para que ocorra a redução de alagamentos, é importante que o sistema de esgotamento sanitário funcione. Por isso, o consumidor deve seguir algumas dicas dadas pela companhia. São elas:
• Jamais abrir a tampa de bueiros, nem entre em áreas que estejam sendo realizados serviços na rua;
• Água de chuva na tubulação de esgoto é crime. O sistema de drenagem coleta água de chuva e o sistema de esgoto só recebe efluentes de banheiros e cozinhas dos imóveis;
• Não jogar restos de alimentos, óleo ou qualquer outro resíduo na pia da cozinha;
• A pia da cozinha deve estar sempre ligada a uma caixa de gordura para evitar o entupimento de tubulações;
• A caixa de gordura é uma obrigação do consumidor. Mantenha essa caixa fechada e limpe-a regularmente, colocando a gordura acumulada em lixeira;
• Não jogar objetos no vaso sanitário. Eles vão causar danos à tubulação do sistema de esgoto;
• Evitar plantar árvores próximo aos canos e caixas de esgotos porque suas raízes danificam a rede;
Chuvas devem continuar no decorrer da semana
Desde o fim de semana, o Rio Grande do Norte tem acumulado bons índices de chuva, em várias cidades do Estado. Segundo a análise pluviométrica da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN, os pluviômetros de Mossoró marcaram 13,2 mm durante o período (ainda não foi contabilizada a chuva ocorrida nesta terça-feira, 14).
Segundo o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, as chuvas estão acontecendo com melhor distribuição devido às instabilidades causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conjuntamente com a instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que durante o fim de semana se aproximou da região Nordeste.
O meteorologista aponta ainda que as chuvas deverão continuar durante a semana, mas em menor quantidade, concentradas principalmente na região Oeste. “Durante a semana as chuvas deverão variar, aumentando novamente no próximo final de semana”, disse.
A previsão do site Climatempo é que esta quarta-feira, 15, seja marcada com chuva. Na quinta, 16, e sexta-feira, 17, a previsão aponta que terá sol, mas com muitas nuvens. Até o fim de semana, ocorrem pancadas de chuva, principalmente no período da tarde e da noite.
Tags: