Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 16h30 | 21 Jan 2025 | Redação Prefeitura lança nesta quarta-feira edição 2025 do programa Semear

Crédito da foto: Wilson Moreno/Arquivo/PMM O programa de corte de terra existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Mossoró lançará a edição 2025 do programa Semear. O lançamento ocorrerá no Parque de Exposições Armando Buá, a partir das 9 horas. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). O programa de corte de terra existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Cada agricultor recebe uma quantidade definida pela Seadru. Titular da Seadru, Faviano Moreira explica que o período já está propício para os primeiros cortes de terra na zona rural. Há regiões na zona rural com índices pluviométricos bastantes satisfatórios.

“Já temos regiões na zona rural de Mossoró com mais de 50 milímetros de chuva e o indicativo de instituições meteorológicas mostra que já é momento da terra ser cortada e o produtor já se preparar. Vamos fazer a entrega das primeiras ordens de combustível. Convidamos todos os agricultores para que possam participar da solenidade e retirar sua ordem de combustível”.

PLUVIÔMETROS

Dentro do lançamento do Semear 2025, a Secretaria de Agricultura de Mossoró distribuirá aproximadamente 120 pluviômetros às lideranças rurais. O monitoramento das chuvas na zona rural é para a Secretaria de Agricultura observar a distribuição das precipitações pelas regiões e encontrar o melhor momento de realizar o corte de terra em determinada região, por exemplo, se já tiver um bom volume de chuvas.

“É mais uma inovação da Secretaria de Agricultura em benefício dos agricultores do nosso município. No ano passado fizemos a entrega de mapas de solo de Mossoró e agora cada comunidade, através de sua liderança, vai ter seu pluviômetro. Esse monitoramento vai ocorrer de forma contínua para que possamos monitorar as chuvas que cairão na região e fazer a correta orientação técnica para aquela comunidade”.

A ideia da Seadru é que cada agricultor responsável pelo medidor de volume faça o monitoramento e repasse à Secretaria de Agricultura as informações de chuvas distribuídas na zona rural. 

Tags:

Semear
corte de terra
Mossoró
Seadru

voltar