Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato
O período chuvoso foi oficialmente iniciado no Rio Grande do Norte, com registros de precipitações em várias cidades do estado. Mossoró e as cidades circunvizinhas também registraram chuvas nos primeiros dias de 2025. Na capital do Oeste Potiguar, as chuvas ocorrem, principalmente, no período da tarde e têm uma duração média de 30 minutos.
Segundo o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), entre os dias 1º e 23 de janeiro, o município de Mossoró já acumulou 70,8 milímetros de chuva. A Secretaria apontou que o volume registrado já ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro.
“O acumulado de 1º a 23 de janeiro chegou a 70,8 milímetros. O esperado para este ano, segundo a média dos últimos 20 anos, era de 69,2 mm. O total de milímetros registrado no período é de 2,3% acima do volume médio esperado para o mês”, aponta a Secretaria.
A leitura pluviométrica realizada entre os dias 22 e 23 de janeiro mostrou que na zona urbana de Mossoró foram registradas chuvas de 7 milímetros no bairro Aeroporto, 6,2 milímetros no Alto da Conceição, 6 milímetros no bairro Paredões e 2,4 milímetros na região do bairro Costa e Silva.
Os dados de monitoramento da Secretaria divergem do número registrado no pluviômetro da Emparn, o TELEPLU, que fica localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Os dados do Teleplu de Mossoró apontam que, entre 1º e 23 de janeiro, o município acumulou 66,2 milímetros de chuva.
Ambos os postos de verificação apontam que a primeira chuva que atingiu a cidade ocorreu no dia 13 de janeiro. No entanto, segundo os dados da Prefeitura, o município registrou 17 milímetros de chuva, enquanto os dados da Emparn apontam que foram 13 milímetros. Até o momento, os dias que foram registradas mais chuvas em Mossoró foram os dias 15 e 16 de janeiro.
Nestes dias, o posto de verificação da Prefeitura de Mossoró apontou que o município registrou o volume de 22,5 milímetros no dia 15 de janeiro e 13,5 milímetros no dia 16. Já o ponto de verificação da Emparn registrou um volume de 20,2 milímetros no dia 15 de janeiro e 20,8 milímetros no dia 16 de janeiro.
Nos dois levantamentos, as chuvas que ocorreram no município já colocam Mossoró dentro de um cenário de período chuvoso, que é quando o acúmulo das precipitações fica dentro dos 48,4 milímetros e 144,67 milímetros. Abaixo desta faixa, o período é tido como normal e, acima dela, como muito chuvoso.
Chuvas devem ser mais intensas nas regiões de Mossoró e do Vale do Açu
As chuvas têm sido registradas em todas as cidades do Rio Grande do Norte, apesar de que em algumas regiões as precipitações tenham sido mais intensas do que em outras. A meteorologia aponta que as chuvas devem continuar de forma bem distribuída entre os municípios do RN.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) informou que essa maior distribuição das chuvas se dá devido às instabilidades causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conjuntamente com a instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A previsão do tempo da Emparn mostra que, nesta sexta-feira, 24, devem ocorrer pancadas de chuva nos municípios da região de Mossoró e do Vale do Açu.
Em Mossoró, a previsão do tempo da Emparn aponta que, até a próxima quarta-feira, 29, os dias estarão parcialmente nublados, com possibilidade de pancadas de chuva entre 1 e 30 milímetros. Além disso, a nebulosidade pode ser entre 45% e 90%.
Tags: