Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 05 Fev 2025 | redação Com 12 dias chuvosos, Mossoró apresentou volume acima do esperado em janeiro

Crédito da foto: Jornal de Fato Chuva em Mossoró

Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato

O mês de janeiro trouxe boas surpresas para quem esperava iniciar o ano com chuvas. Dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e da Empresa de Pesquisa Agropecuário do RN (Emparn), mostram que janeiro foi o segundo mais chuvoso dos últimos 20 anos, em Mossoró, ultrapassando os 150 milímetros de chuva.

O volume acumulado de 1º a 31 de janeiro deste ano no pluviômetro da Prefeitura de Mossoró foi de 155,1 milímetros, enquanto no pluviômetro da Emparn (Teleplu-Mossoró) foi registrado 152,2 milímetros de chuva durante o mesmo período. Conforme os dados da Prefeitura de Mossoró, a última vez que o município tinha registrado um volume tão alto de chuvas no mês de janeiro foi em 2022, quando choveu 185,1 milímetros.

Já os dados da Emparn mostram que o mês de janeiro de 2025 foi o mais chuvoso em Mossoró, desde os últimos cinco anos. Em janeiro de 2022, o pluviômetro da Emparn registrou um acumulado de 136,6 milímetros, 48,5 milímetros de chuva a menos do que o registro do pluviômetro da Prefeitura.

Ambos os pluviômetros registraram 12 dias de chuvas e um período de veranico neste mês de janeiro, em Mossoró. De acordo com Alciomar Lopes, professor de Ciências Naturais e responsável pelo relatório pluviométrico, o veranico é uma sequência de dias que não ocorrem chuvas, considerado a partir de seis dias seguidos sem precipitações. “O período chuvoso começou no dia 1º de janeiro e as chuvas começaram acontecer em Mossoró a partir do dia 13, então, de 1º até 12 de janeiro tivemos o veranico”, explicou.

O relatório da Secretaria de Agricultura do município destaca ainda que para fevereiro o volume esperado, segundo a média dos últimos 20 anos, é de 94,8 milímetros. Já para março a média aponta para 179,6 mm. Em abril o volume esperado chega a 182,8 milímetros, enquanto que em maio é de 98,7 mm e, por fim, em junho, 40,4 mm. O total esperado para o período chuvoso de 2025 é 665,5 milímetros.

Ao analisar previsão meteorológica da Emparn, é possível observar que, em Mossoró, as chuvas deverão continuar nos próximos dias. Para esta quarta-feira, 5, a meteorologia mostra um tempo parcialmente nublado com chuvas, com possibilidade de precipitações em torno de 30 milímetros. Já na quinta-feira, 6, a previsão aponta para um dia nublado com chuvas e trovoadas, com possibilidade de chuvas maior que 30 milímetros.

Tags:

Mossoró
chuvas
inverno

voltar