O SENAI do Rio Grande do Norte prorrogou o período de inscrições para cursos técnicos gratuitos, em Natal e Mossoró. O prazo do processo seletivo seria encerrado domingo (16), mas, com a ampliação, irá até as 23h59 de quarta-feira, dia 19 de fevereiro.
Ao todo, 360 vagas são ofertadas para formações em diferentes áreas. Podem participar pessoas com, no mínimo, 16 anos e Ensino Médio completo.
A inscrição para concorrer a uma das vagas deve ser feita online, no portal do aluno (https://portaldoaluno.fiern.org.br). O link de acesso ao formulário e todas as regras da seleção estão disponíveis no edital “001/2025 – PROCESSO SELETIVO SENAI RN”, em www.rn.senai.br/publicacoes/.
Inscrições
O período de inscrições começou em 10 de fevereiro e agora, com a ampliação do prazo, o objetivo é criar um “cadastro de reserva”, ou seja, uma “lista de espera” que aumenta a chance de participação de novos/as candidatos/as caso ocorram possíveis desistências ou desclassificações na etapa de análise documental, iniciada nesta segunda-feira (17), com prazo de conclusão em 23 de fevereiro.
O resultado final do processo seletivo é previsto para o dia 28 deste mês, na página www.rn.senai.br/publicacoes/.
Para Mossoró, são oferecidas 200 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos em administração, eletromecânica, petróleo e gás e segurança no trabalho.
Para Natal, há outras 160 oportunidades, para cursos técnico em refrigeração e climatização, técnico em administração e técnico em edificações.
As aulas serão realizadas em formato presencial, no Centro de Educação e Tecnologias Italo Bologna – SENAI CETIB, em Mossoró, (Rua José Leite, 100, Abolição) e, na capital, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – SENAI CTGAS-ER, na Avenida Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova. O início está previsto para 10 de março.
As cargas horárias variam de 800 a 1440 horas – ou seja, as formações terão duração média de 12 a 24 meses, dependendo da área escolhida.
Seleção
“Nós temos um quantitativo de vagas estabelecido e o processo seletivo que segue com uma nova fase, que é analisar a documentação que as pessoas submeteram ou irão submeter para verificar quem, de fato, é elegível para cada curso, de acordo com os critérios do edital”, diz a diretora do CTGAS-ER e dos demais Centros de Educação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, Amora Vieira.
“Historicamente percebemos que algumas pessoas desistem porque não se atentaram a algum detalhe, como o horário do curso, que é de segunda a sexta, o turno em que será realizado ou o fato de os cursos serem de longa duração. Então vamos fazer um refino de informações e realizar também uma reunião para apresentar o que está sendo ofertado. É então nesse momento, em situações de desistência, que vamos puxar outras pessoas que estão dentro da inscrição para que possam compor as turmas planejadas”, acrescenta.
A seleção está sendo realizada por ordem de inscrição. Possíveis candidatos/as inscritos além da quantidade de vagas serão classificados/as como suplentes, em um cadastro de reserva, e poderão ser convocados/as para matrícula em situações como documentação incompleta ou desistência de outros/as candidatos/as, previstas no edital.
A participação em reuniões que serão agendadas para detalhamento dos cursos é uma das etapas obrigatórias do processo seletivo. Datas e horários, nos dois municípios, serão divulgados às pessoas participantes, por meio dos contatos que informarem no ato da inscrição.
Segundo pesquisa realizada pelo SENAI Nacional, formações de nível técnico garantiram, entre os anos de 2022 e 2024, empregabilidade de 90% no Rio Grande do Norte.
Além da taxa de ocupação alcançada no período, o levantamento mostra que aproximadamente 50% desse público está atuando na atividade de formação e que quase 70% estão no mercado formal.
Tags: