Mais que uma tendência já consolidada no mercado, a Inteligência Artificial (IA) já desponta como ferramenta capaz de revolucionar pequenos negócios. De olho no potencial dessa inovação tecnológica, um grupo de 22 pequenos empresários de Mossoró, na Região Oeste do estado, participa de capacitação pioneira do Sebrae no Rio Grande do Norte, que aposta na IA como aliada para alavancar pequenos negócios. O intuito é estimular o uso de inteligência artificial no âmbito empresarial em prol de soluções inovadoras que elevem a competitividade.
Denominado de IA para Pequenos Negócios, o curso começou ontem (18) e segue até hoje (19), na sede da Agência Sebrae no Oeste, em Mossoró. Com conteúdo programático diferenciado, a capacitação contempla quatro pontos principais da inteligência artificial: conceitos básicos; orientações prompt (que ensina a melhor forma de perguntar à inteligência artificial); questões éticas e ferramentas de inteligência artificial.
De acordo com o especialista em Inteligência Artificial e instrutor do curso, Fábio Figueiroa, a iniciativa do Sebrae cumpre papel decisivo, ao desmistificar a IA no ambiente dos pequenos negócios. A capacitação, segundo ele, mostra que é possível ter inovação e tecnologia sem, necessariamente, ter custos elevados.
“O curso faz o empresário entender que a IA não é tão cara, e não é tão complexa como parece. Então, o Sebrae traz esse propósito, essa ideia de desmistificar a IA, de mostrar para os empresários que eles podem se apropriar dessas ferramentas para melhorar os negócios deles para ter mais lucro, gerar negócios, criar novas ferramentas, porque esse é o tipo de ferramenta que é útil e será cada vez mais”, explica.
O especialista vai além, ao ressaltar que a inteligência artificial é uma aliada dos empreendedores que buscam eficiência dos empreendimentos. Também impacta diretamente no estímulo à geração de novos negócios.
“A IA é uma aliada na melhoria da eficiência dos negócios. Ou seja, um pequeno negócio, que tem uma limitação financeira, ele vai conseguir produzir mais com menos dinheiro, se souber utilizar a IA. E tem uma outra oportunidade também, que é a criação de novos negócios com base em inteligência artificial. Isso também é possível, e uma das expectativas desse curso é incentivar as pessoas em prol desse direcionamento”, complementa o especialista.
Processo irreversível
O especialista é categórico ao afirmar que a presença da inteligência artificial no ambiente de negócios precisa ser entendida como um caminho sem volta. Segundo Figueiroa, em uma década, os processos produtivos passarão por uma verdadeira revolução, e, aqueles que não estiverem atentos à mudança, ficarão no meio do percurso.
“Estamos falando de um processo irreversível, no qual estamos cada vez mais imersos nele. Nos próximos dez anos, teremos uma revolução em toda a cadeia de produção e cadeia econômica por causa dessa tecnologia, e se apropriar disso é fundamental para que os empreendimentos não fiquem para trás, para que melhorem a competitividade e a inovação em seus negócios”, alerta.
O empresário e produtor de audiovisual Joao Batista Freitas é um dos participantes do curso e buscou a capacitação para não perder espaço no mercado. Segundo ele, estar capacitado e adquirir o conhecimento necessário sobre inteligência artificial fará a diferença entre “estar vivo ou morto” como empreendedor.
“A inteligência artificial está em todos os lugares, negócios, e se não buscarmos conhecimento sobre o tema, ficaremos para trás e deixaremos de existir como negócio. Por isso acredito que o curso fará a diferença na minha empresa”, observa.
Na busca por melhorias no trabalho como redator publicitário, Brendo Canuto acredita que o curso IA para Pequenos Negócios será um diferencial em sua atividade. Para ele, a escolha pela capacitação poderá resultar em benefícios promissores.
“Eu escrevo textos, e acredito que a inteligência artificial é o futuro, e temos que estar a par da tecnologia para desempenhar da melhor forma a nossa atividade. Acredito que estar aqui no curso, conhecendo mais a respeito da ferramenta, será fundamental para mim e para meus clientes”, pontua.
Segundo Grasilelly Lima, analista técnica do Sebrae RN, o curso IA para Pequenos Negócios ocorrerá em todas as regiões do estado. A iniciativa, acrescenta ela, é estratégica para tornar mais abrangentes os benefícios da IA e fortalecer os empreendimentos.
“A IA é uma tendência e o objetivo do Sebrae é justamente preparar esses pequenos negócios, em todas as regiões do estado, para as novas tendências que estão surgindo. A ideia é que os empresários tenham ferramentas adequadas que possam ajudá-los a inovar e melhorar seus processos, porque isso é estratégico para o fortalecimento das economias”, frisa.
Além de Mossoró (Região Oeste), a capacitação já impactou pequenos negócios nos municípios de Caicó e Currais (Região Seridó). Também contemplará regiões do estado nos próximos meses. Para informações sobre cursos, capacitações e consultorias presenciais ou digitais acesse o portal https://rn.loja.sebrae.com.br/.
Fonte: Agência Sebrae
Tags: