O professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, está construindo com o Ministério da Saúde uma parceria para a viabilização de projeto voltado à análise dos impactos sociais, ambientais e de saúde oriundos da instalação das usinas de energia eólica e solar no Estado do Rio Grande do Norte.
A situação foi debatida na última quarta-feira, dia 19, em Brasília, com a titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente – SVSA, Ethel Maciel, e a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental, Eliane Ignotti. De acordo com Maciel, o projeto a ser desenvolvido no Rio Grande do Norte, pela Ufersa, terá abrangência em todo o país.
“É um projeto de importância nacional e também internacional porque os resultados vão ajudar o Brasil a pensar melhor estratégias na proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras dessas comunidades que recebem energias renováveis. É muito importante, por parte do Ministério da Saúde, essa parceria com a Universidade para que a gente possa produzir evidências”, defende Ethel Maciel.
Rodrigo Codes avalia a iniciativa e defende a relevância da parceria para a comunidade acadêmica. “Construímos uma reunião bastante produtiva, abordamos propostas e projetos em áreas essenciais que visam estreitar parcerias que podem trazer benefícios significativos para a comunidade acadêmica e a sociedade e que irão refletir diretamente no bem-estar e saúde da nossa região”, aponta o reitor.
A pauta com o corpo técnico do Ministério da Saúde integra a agenda de atividades do reitor Codes em Brasília, durante esta semana, que inclui ainda demandas no Ministério da Educação – MEC, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes.
Fonte: Ufersa
Tags: