Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 26 Fev 2025 | redação Alunos da rede municipal ainda não receberam kit escolar do ano letivo 2025

Crédito da foto: Reprodução Sala de creche

Por Amina Costa - Jornal de Fato

As aulas da rede municipal de ensino foram iniciadas no dia 17 de fevereiro e, até o momento, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não entregou o kit escolar dos alunos, que foi anunciado pela gestão. Por esse motivo, os pais e responsáveis dos estudantes questionam a data de entrega dos itens.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com a cabeleireira Jacqueline Carla, que é mãe de dois filhos que estudam na Escola Municipal Celina Guimarães, localizada no bairro Barrocas. Ela informou que na semana passada os pais receberam um aviso da direção, contendo alguns informes sobre o ano letivo, entre eles a falta de uma data definida para a entrega do kit escolar.

“Nós, pais, recebemos esse comunicado e uma dúvida que todos nós tivemos é quando esse material vai chegar para os nossos filhos. Além de ser distribuído depois que as aulas são iniciadas, gerando custos para os pais, a direção da escola disse que ainda não existe uma data prevista para isso acontecer. Acho que a Prefeitura deveria se organizar melhor para entregar esse material antes do início das aulas”, disse.

A cabeleireira disse ainda que espera que os itens deste ano tenham melhor qualidade do que os do ano passado. “No ano passado, os meus filhos receberam, cada um, um caderno de 10 matérias, que não dá para o ano inteiro. Além disso, o material da mochila era muito fraco e por isso ela rasgou com pouco tempo de uso. Espero que neste ano entreguem materiais mais resistentes, já que estão demorando tanto para entregar”, comentou Jacqueline Carla.

A dona de casa Maria Costa, mãe de um estudante da escola Celina Guimarães, também comentou sobre a qualidade da bolsa e do tênis distribuídos para os estudantes em 2024. “No ano passado, a mochila do meu filho rasgou na primeira semana, porque ela não aguenta o peso dos livros, e meu filho leva em média 6 livros por dia para a escola. O tênis que ele recebeu também rasgou porque o material é bem fraco. Eu tive que comprar mochila e tênis, mesmo sem ter muita condição porque não ia deixar meu filho ir com tênis e bolsa rasgada pra escola”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação, por meio da sua assessoria de imprensa. Questionada sobre a data para a entrega dos kits escolares, a assessoria informou que a entrega vai acontecer nos primeiros dias do mês de março, após o Carnaval. De acordo com a Prefeitura, os kits escolares são compostos por fardamento, mochila, caderno, tênis, e, neste ano, foi anunciada a entrega de moletons.

 

Prefeitura abre vagas para professores auxiliares do ensino infantil

Estudantes universitários interessados em atuar como estagiários na Rede Municipal de Ensino podem realizar o cadastro junto à Secretaria Municipal de Educação. As inscrições podem ser feitas por meio do link disponível no site da Prefeitura de Mossoró.

As vagas são destinadas aos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Letras, Música, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Letras Libras, Educação do Campo, entre outros. Podem participar da seleção estudantes universitários a partir do 1º período da graduação, de instituições de ensino superior públicas ou privadas.

Os cadastros também podem ser feitos na própria Secretaria Municipal de Educação (SME), situada à rua Pedro Alves Cabral, s/n, bairro Aeroporto (Centro Administrativo). Os documentos exigidos para efetivação do cadastro são: documentação pessoal e comprovante de vínculo com a instituição de ensino superior em que estiverem matriculados.

De acordo com o secretário municipal de educação Leonardo Dantas, além da experiência na atuação em sala de aula, os estagiários selecionados recebem bolsa mensal e auxílio-transporte pago em dinheiro. “Nós estamos fazendo um chamamento desses alunos, tanto da rede pública quanto da rede privada para viver essa experiência porque o estágio também é um campo prático importante na formação desses estudantes. A secretaria faz a contratação e envia os estudantes às escolas para que eles possam auxiliar no processo ensino aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Leonardo Dantas.

Tags:

Mossoró
escolas
alunos
kit escolar

voltar