Segunda-Feira, 07 de abril de 2025

Postado às 14h45 | 07 Abr 2025 | redação Clientes com deficiência visual podem solicitar conta de energia em braille

Crédito da foto: Neoenergia Cosern Neoenergia Cosern oferece fatura em braille aos clientes com deficiência visual há 12 anos

Engajada  na promoção da inclusão e da igualdade social, a Neoenergia Cosern oferece aos clientes com deficiência visual em todo o Rio Grande do Norte a possibilidade de receberem a conta de energia impressa em braille. O serviço é oferecido há 12 anos e, em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado nesta terça-feira, 8 de abril, a distribuidora reforça que o acesso à sistematização de escrita e leitura tátil da conta de energia, é fácil e gratuito.

“Estamos preparados para atender essas pessoas da melhor forma possível, promovendo inclusão e tornando-as protagonistas na sociedade através do acesso à informação de tarefas cotidianas como o recebimento da fatura de energia”, destaca Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD 2022) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte possui 129 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual – incluindo a cegueira.

 

Como solicitar a fatura em braille

Para fazer a solicitação e receber a conta de luz em braille, o cliente deve se cadastrar entrando em contato pelo telefone 116, WhatsApp (84) 3215 6001 ou em uma das 14 Lojas de Atendimento ao Cliente da Neoenergia Cosern espalhadas pelo Estado. A fatura será emitida no mês seguinte à leitura do consumo de energia do cliente.

A leitura da luz de cada cliente será realizada na mesma data que já acontecia, mas a conta não será impressa na hora como é feito regularmente. O consumidor receberá posteriormente, via Correios, duas vias da fatura. Uma em braille, para fazer a própria leitura, e a convencional para o pagamento com código de barras em envelope lacrado.

As informações que vão constar na fatura são: nome do titular, identificador, data da leitura, consumo do mês em kW/h, valor total da fatura em reais, vencimento, leitura atual e anterior, números dos telefones para contato e informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Histórico

O Sistema Braille foi introduzido no Brasil em 1854 por José Alvares de Azevedo no então Instituto Imperial dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, conhecido como Instituto Benjamin Constant na atualidade.

O jovem, que estudo em Paris durante o período imperial no Brasil, aprendeu o código originalmente criado por Charles Barbier para comunicação entre militares no que ficou conhecido como “comunicação noturna”. Sem popularização entre os soldados diante do complexo número de combinações, o sistema foi adaptado para leitura e escrita de pessoas com cegueira por Luis Braille, estudante em um instituto de jovens cegos francês. O Sistema Braille passou a garantir o protagonismo social de pessoas com cegueira no mundo inteiro através do acesso ao conhecimento.

Podemos afirmar que, através do braille, se ampliam as possibilidades de comunicação, de acesso ao conhecimento, à cultura, à informação, permitindo uma maior inserção social e educacional. Empresas devem incentivar a adoção de tecnologias assistivas como o braille e disponibilizar recursos do cotidiano como a tarifa de energia, por exemplo. Ainda são poucas as que tem esse cuidado de promover o acesso à informação derrubando barreiras”, destaca Luzia Guacira, preceptora pedagoga do Instituto Santos Dumont (ISD).

A fatura em braille é disponibilizada aos clientes com deficiência visual por todas as distribuidoras do Grupo Neoenergia – Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Tags:

Neoenergia
Cosern
luz
conta
braile

voltar