Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Inaugurado no último sábado, 5, o espaço “Meu Aconchego - Espaço da Pessoa Idosa” traz para Mossoró uma proposta que visa proporcionar aos idosos um ambiente aconchegante, seguro e acolhedor. Idealizado pela assistente social Maria Eilma, o centro de convivência para idosos proporciona a realização de várias atividades, como dança, musicalização, artes, entre outras, garantindo o bem-estar das pessoas que utilizam este serviço.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com a empresária Márcia Jéssica, filha de Maria Eilma, que também trabalha no espaço. Ela informou que a ideia de criar o projeto “Meu Aconchego” partiu de um desejo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos da cidade.
“Era o sonho da minha mãe ter um espaço onde o idoso pudesse se sentir vivo, ativo, em um espaço em que pudesse plantar na horta, enfim, ter um ambiente rural dentro da cidade. Há algum tempo, minha sogra foi diagnosticada com Alzheimer e o médico pediu para a gente colocar ela em uma série de atividades devido às necessidades dela. Com isso, surgiu a ideia de abrir esse ambiente onde, além de atender as necessidades dela, também podemos ajudar outros idosos”, disse Márcia Jéssica.
A idealizadora deste projeto acredita que cada fase da vida deve ser vivida com dignidade, alegria e autonomia. “Nós do Meu Aconchego, acreditamos que a felicidade é essencial em todas as fases da vida, e, para nossos queridos residentes, estimular a produção dos hormônios da felicidade é uma prioridade”, afirma.
Para garantir essa melhoria na qualidade de vida, o espaço reúne uma equipe preparada que realiza atividades planejadas para fortalecer a saúde, a socialização e a autoestima dos idosos. A intenção também é criar momentos significativos e contribuir para a qualidade de vida de cada pessoa que passar pelo espaço.
“Nosso dia a dia é cuidadosamente pensado para proporcionar essas experiências: risadas durante as rodas de conversa, abraços calorosos entre amigos, danças que estimulam o corpo e a mente, e até a tranquilidade de um bom chá à tarde. Cada gesto de carinho e cada atividade realizada juntos geram esses hormônios, promovendo não apenas felicidade, mas também saúde e qualidade de vida”, afirma Maria Eilma.
No espaço, os idosos dispõem de acesso à fisioterapia, aulas de dança, de funcional, de musicalização, de artes, aulas voltadas para a psicomotricidade, memorização, jogos, bem como reuniões de convivência. A hospedagem do idoso no local pode ser diária, semanal, mensal e até mesmo, a moradia, com valores que variam de R$ 150 (diária), até R$ 4 mil mensal (moradia). “Aqui, é possível deixar o idoso no horário da manhã, da tarde ou integral. Também funcionamos nos fins de semana, então se os familiares vão viajar, ou até mesmo ir a uma festa à noite, podem deixar os idosos aos nossos cuidados”, disse Márcia Jéssica.
O espaço fica localizado na Rua Almirante Barroso, 102, no bairro Alto da Conceição. Todos os espaços foram organizados visando um ambiente familiar seguro, no qual os idosos possam reviver lembranças, já que grande parte da decoração é composta por móveis tradicionais. “Cada detalhe foi projetado para oferecer bem-estar e aconchego, garantindo um ambiente acolhedor e cheio de amor”, conclui a idealizadora do espaço.
Tags: