Sexta-Feira, 25 de abril de 2025

Postado às 09h45 | 25 Abr 2025 | redação Programa Saúde na Escola deve contemplar cerca de 530 mil estudantes do RN

Crédito da foto: Reprodução Campanha “Minha Escola Nota 10 na Vacinação

Por Amina Costa - Jornal de Fato

Iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, o Programa Saúde na Escola institui políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira, visando ampliar o acesso aos serviços de saúde e educação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

No Rio Grande do Norte, cerca de 530 mil estudantes da rede pública de ensino podem ser beneficiados pelo programa do Governo Federal. Desse número total, cerca de 200 mil são alunos da rede estadual de ensino e os demais estão matriculados nas escolas da rede municipal dos 167 municípios do estado.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o número de 530 mil estudantes é uma estimativa que pode variar à medida que os municípios vão realizando os seus levantamentos. “O público em potencial da campanha é o do Programa Saúde na Escola, que gira em torno de 530 mil estudantes. O número exato fica a cargo dos municípios, que atuam na ponta fazendo os levantamentos junto às escolas”, informou.

Pela proposta do programa, os estados e municípios devem promover ações para que este público-alvo seja alcançado. No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Sesap, iniciou a campanha “Minha Escola Nota 10 na Vacinação: Nada de perder ponto na Saúde!”, voltada para a atualização da carteira de vacinação dos estudantes, e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio.

A campanha é coordenada pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), e continuará até 31 de maio. A ação segue as diretrizes do Programa Saúde na Escolas, com o objetivo de intensificar a imunização prevista no Calendário Nacional de Vacinação, com foco especial na vacina do HPV, tanto para meninas quanto para meninos.

Nesse sábado, 26, ocorrerá o Dia D da campanha, que visa garantir maior oportunidade de acesso às vacinas para as crianças e adolescentes. “A ação visa garantir que esse público tenha a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação em um dia especialmente dedicado a esse objetivo, já que por muitas vezes existe a dificuldade de ir à unidade básica de saúde durante os dias da semana. A iniciativa também contribui para conscientizar a população sobre a importância da vacinação como medida preventiva, segura e eficaz”, ressalta a responsável técnica do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

Além de todas as vacinas do calendário básico, serão ofertados os seguintes imunizantes: febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana (DTP), para as crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos (ensino infantil); febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana (DTP), meningocócica ACWY e HPV, para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (ensinos infantil, fundamental e médio).

Tags:

RN
Nota 10
vacinação
estudantes

voltar