Por Amina Costa - Jornal de Fato
O dia 1º de maio é uma data de grande importância para a classe trabalhadora do Brasil e de outros países do mundo. Neste dia, é celebrado o Dia do Trabalhador, como forma de homenagear as conquistas sociais e trabalhistas que foram obtidas ao longo dos anos. Como forma de celebrar estas conquistas, sindicatos e entidades realizam, anualmente, celebrações em todo o país.
Em Mossoró, os trabalhadores e trabalhadoras da educação terão uma programação especial para celebrar o Dia do Trabalhador. A partir das 8h, entidades sindicais ligadas à educação se reunirão para um café da manhã coletivo seguido de uma mesa-redonda.
A iniciativa está sendo promovida em conjunto pela Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Semi-Árido (ADUFERSA), o Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).
A programação inicia com o café da manhã coletivo, promovendo um momento de confraternização e fortalecimento dos laços entre as diversas categorias da educação. Em seguida, às 9h30, acontece a mesa-redonda com o tema “A luta sindical e as novas agendas da classe trabalhadora”. O debate reunirá representantes das entidades que estão promovendo o evento para discutir sobre o atual momento do sindicalismo brasileiro e as novas lutas da classe trabalhadora.
A proposta do evento é construir um espaço de reflexão sobre os desafios atuais enfrentados pela classe, em especial no segmento da educação, o fortalecimento da luta sindical e as novas pautas que surgem diante das mudanças no cenário político e econômico. “Organizado em conjunto pelas entidades sindicais ligadas à educação de Mossoró e região, o 1º de Maio reforça a importância da união e da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para a defesa de direitos, valorização profissional e melhores condições de trabalho”, destacou o presidente da ADUERN, Jefferson Garrido.
A história do 1º de maio no Brasil
O dia 1º de maio é dedicado à valorização dos trabalhadores e à memória das lutas por melhores condições de trabalho. Ao longo dos anos, a data virou um marco internacional, com manifestações, discursos e eventos em diversas partes do mundo.
A Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, estabeleceu oficialmente o dia 1º de maio como feriado nacional do Dia do Trabalhador no Brasil. A data é uma das que são reconhecidas oficialmente como feriado nacional, o que significa que, salvo serviços essenciais, as atividades são suspensas em todo o país.
Apesar da oficialização do feriado ter ocorrido em 2002, ele já era definido desde 1924 por decreto presidencial. O Dia do Trabalhador é uma das datas mais importantes do calendário, não só aqui no Brasil, mas em grande parte do mundo.
Além do Brasil, mais de 80 países reconhecem o 1º de maio como feriado ou data comemorativa, reforçando sua importância global.
Tags: