Por Edinaldo Moreno *
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou o mais recente relatório pluviométrico, referente ao mês de abril. O boletim apontou chuvas irregulares no quarto mês do ano. O volume acumulado foi bem abaixo do volume esperado no período.
De acordo com a Seadru, o volume esperado para o mês era de 182, 8 milímetros. No entanto, Mossoró registrou somente 82,8 mm em abril. O desvio negativo chegou a exatos 100 milímetros, o que correspondeu a 54,7% do volume esperado para o mês.
“O volume de chuvas no mês de abril está relacionado ao bloqueio atmosférico referente a alta temperatura do (oceano) Atlântico Norte dificultando o posicionamento da Zona de Convergência Inter Tropical (ZCIT), interferindo na formação das nuvens na região”, explicou Alciomar Lopes, professor de Ciências Naturais e responsável pelo relatório.
Ainda de acordo com o relatório pluviométrico, mais de 50 comunidades rurais no município registraram acumulado para o mês igual ou abaixo de 50 milímetros. O mesmo documento mostra que menos de 20 localidades tiveram volumes acima de 50 mm.
VISTORIA
A equipe da Secretaria de Agricultura de Mossoró vem realizando o trabalho de “Verificação de Plantio e Possível Colheita das Culturas de Sequeiro” cobertas pelo programa Garantia Safra, que são os plantios de feijão, algodão, arroz, milho em uma área de 0,6 a 5 hectares.
A fase de plantio se inicia em 1º de fevereiro e se estende até o dia 31 de abril. Já de 1º de abril até 30 de maio é o que o Município tem o chamado período para decretar perda e enviar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar a Comunicação de Ocorrência de Perda (COP).
* Secom/PMM
Tags: