A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia, na próxima quinta-feira (15), Projeto de Redução de Perdas Comerciais para modernizar o abastecimento de água em Mossoró, Assú, Parnamirim e Macaíba. O objetivo da ação, com amplo recadastramento de imóveis e usuários, é garantir maior eficiência no uso do líquido e combater perdas no sistema responsável pelo atendimento a milhares de potiguares. Serão alcançadas 242 mil ligações nestas quatro cidades. O prazo máximo para a conclusão do recadastramento é de 12 meses.
O gerente comercial da Caern para o interior do Estado, Jordas Moreira, salienta que esta é mais uma medida que reforça o compromisso do Governo Estadual com a consolidação da gestão inteligente dos recursos hídricos disponíveis e a melhoria contínua dos serviços prestados à população potiguar.
No decorrer do recadastramento, serão atualizados dados como nome, CPF e RG dos clientes titulares, além de informações estruturais dos imóveis e características das ligações de água e hidrômetros. O trabalho será realizado pelo Consórcio Tecqua, com atuação dividida por regiões: a Tecqua Mossoró será responsável pelos serviços em Mossoró e Assú, enquanto a Tecqua Parnamirim executará as ações em Parnamirim e Macaíba.
Durante o trabalho também será feita a verificação em campo de imóveis com atividade comercial. O desenvolvimento de atividades comerciais deve ser comunicada à Caern e nos casos em que não é realizada, a equipe da Companhia faz a atualização da categoria. Os empreendedores que possuem MEI podem procurar a Companhia, de forma presencial ou virtual, para informar o número e manter a categoria residencial.
Mais do que uma simples atualização cadastral, o projeto representa avanço tecnológico e de gestão para o sistema de abastecimento de água nos municípios potiguares. A coleta e a organização das informações permitirão identificar irregularidades, reduzir perdas por fraudes ou falhas técnicas e oferecer um serviço mais eficiente à população. Além disso, o uso inteligente dos dados contribuirá para o planejamento de futuras ações voltadas à sustentabilidade e ao consumo consciente da água.
A proposta integra dois contratos de performance, nos quais os resultados obtidos com a redução de perdas são parte fundamental da remuneração da empresa executora, incentivando a busca constante por eficiência e transparência. A expectativa é de que, com a modernização da micromedição e o aperfeiçoamento do cadastro, o sistema se torne mais justo para todos os usuários, garantindo que cada consumo seja medido corretamente e com maior precisão.
A Caern salienta que os profissionais estarão devidamente identificados, com fardamento e crachás, como forma de proporcionar maior segurança à população, que pode receber o agente para a atualização. O início das atualizações se dará na segunda quinzena do mês de maio.
Tags: