Quarta-Feira, 14 de maio de 2025

Postado às 11h15 | 14 Mai 2025 | redação Detran qualifica policiais militares de Mossoró para identificar fraudes veiculares

Crédito da foto: Detran-RN Curso de capacitação de policiais militares em Mossoró

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou nesta quarta-feira (14) a capacitação de policiais militares lotados na 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (2ª CIPRv), de Mossoró, por meio do Curso de Identificação Veicular. Ao todo, 32 policiais que atuam na fiscalização e segurança do tráfego em municípios da Região Oeste estão participando da qualificação, que acontece na cidade de Mossoró.

A ação visa proporcionar aos agentes maior conhecimento técnico para identificar sinais de fraudes em veículos e, assim, combater com mais eficácia os crimes de roubo, furto e adulteração. A expectativa é de que, com as novas competências adquiridas, os policiais ampliem a efetividade das fiscalizações no estado, identificando não apenas crimes, mas também infrações relacionadas à modificação de características dos veículos, ausência de equipamentos obrigatórios, transformações irregulares e outras anomalias.

Esta é a segunda turma de policiais militares capacitada pela Escola Pública de Trânsito do RN (EPT) no Curso de Identificação Veicular em 2025. Uma terceira turma, composta por agentes da segurança pública, está com início previsto para a próxima semana, na cidade de Currais Novos. Desta vez, a capacitação será voltada aos militares da 3ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual.

O curso é fundamental para o aprimoramento da leitura técnica dos códigos veiculares e para o desenvolvimento da capacidade de análise de segurança dos automóveis. Com a formação, os policiais estarão mais preparados para identificar irregularidades, prevenindo crimes como clonagem e adulteração veicular.

Durante o treinamento, os participantes aprendem a reconhecer fraudes ou alterações em identificadores veiculares e na documentação dos veículos, avaliando tecnicamente se o bem inspecionado é regular ou proveniente de roubo, furto ou adulteração.

Com carga horária de 20 horas, o curso é dividido em 15 horas de aulas teóricas e 5 horas de atividades práticas. Na etapa prática, os profissionais realizam vistorias completas em veículos e documentações, examinando cada item de identificação veicular e analisando a autenticidade das informações coletadas.

Entre os conteúdos abordados estão: códigos identificadores WMI, VDS e VIS (Identificação de chassi); leitura e análise do VIN (Número de Identificação do Veículo); localização e modelos de gravação do VIN; análise do motor e das plaquetas de identificação; inspeção de conjuntos agregados e etiquetas adesivas; identificação de placas e vidros; detecção de documentos adulterados; fundamentos da perícia técnica veicular; tipos e objetivos de perícias automotivas; principais formas de adulteração veicular; legislação de trânsito; além de procedimentos administrativos, tipos de vistoria e serviços correlatos.

Tags:

Detran
Mossoró
policia militar

voltar