Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 08h36 | 25 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Teto quebrado de quadra de esportes oferece perigo aos alunos

Do lado de fora, percebe-se que uma parte da quadra está descoberta

Crédito da foto:

Os alunos da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, localizada no bairro Santo Antônio (zona norte), convivem com um perigo à saúde, porque a quadra de esporte, onde são praticadas as aulas de educação física, não possui parte da cobertura e as aves acabam defecando no local. O problema ocorre há quase um ano e, até o momento, nada foi feito para solucionar o problema.

Foto: Marcos Garcia

Uma pessoa ligada à escola, que pediu para não ser identificada, entrou em contato com a reportagem do DE FATO e relatou o problema. Segundo ela, os alunos da escola são submetidos a atividades escolares no espaço, que está cheio de fezes de aves, já que parte da cobertura foi levada por uma forte ventania há pelo menos um ano.

“Alguns professores utilizam o espaço para as aulas de educação física. É um risco para a saúde dos alunos porque as fezes dos animais podem trazer doenças, principalmente a dos pombos, que são as aves que mais circulam pelo local. Mesmo assim, as atividades são desenvolvidas no local e nada foi feito para solucionar o problema”, relatou.

Ainda conforme as informações repassadas pela fonte, no início do ano, para que a quadra voltasse a ser utilizada, os próprios professores e alunos realizaram um mutirão para consertar o espaço. Mesmo com os esforços da comunidade acadêmica, ainda não foi o suficiente para a reparação total do espaço.

Foto: Marcos Garcia

“Durante quase todo o ano passado, a quadra praticamente não foi utilizada por causa desse problema e da quantidade de pombos que tem no local. No início do ano, ela estava um verdadeiro caos, aí os meninos limparam para que as atividades voltassem a ser realizadas. Mesmo assim, ainda existem muitos pombos e, consequentemente, as fezes das aves, que são transmissoras de doenças”, explicou.

Nas fotos que o JORNAL DE FATO teve acesso é perceptível a existência de fezes no local e, para piorar a situação, alguns alunos praticam atividades físicas descalços, o que aumenta o risco de contaminação de doenças. A reportagem esteve no local e a direção da escola não permitiu a entrada. Mas é possível ver, mesmo do lado de fora, que boa parte da quadra não tem mais a cobertura.

A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas.

Foto: Marcos Garcia

Por nota, a secretaria responsável afirmou negar que os alunos estejam realizando atividades no local, que não apresenta condições de higiene. Segue a nota enviada pela PMM: “A Prefeitura de Mossoró nega que os alunos da Escola Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio, estejam realizando atividades em local com condições inadequadas de higiene. Informa também que nesta quinta-feira, 25, um servidor da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE) se deslocará até a unidade de ensino para vistoriar a pequena área da quadra esportiva que se encontra descoberta pela falta de quatro telhas. O objetivo é avaliar o dano na estrutura para proceder as necessárias providências com a maior brevidade possível. Enquanto isso, os estudantes seguem realizando atividades em outro ambiente da escola também protegido por cobertura”.

Tags:

voltar