Em todo o Brasil, o órgão vai revisar benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) começou a convocar os segurados para fazer a revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por meio de exames nesta quinta-feira, 1º.
Ao todo, serão convocados 1,6 milhão para revisar benefícios por incapacidade, sendo que 530 mil beneficiários com auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos. Todos passarão por avaliação.
A reportagem do DE FATO entrou em contato com a gerência executiva do INSS em Mossoró e recebeu como resposta que nenhuma resolução ainda chegou a unidade no município e que foram surpreendidos com a notícia.
“Ficamos surpreendidos com a informação desta revisão por incapacidade. Ainda não recebemos nenhuma resolução a respeito. Não sabemos nem o que falar sobre a revisão. Quando tivermos os dados e orientações vamos repassar para imprensa”, disse o gerente-executivo da agência do INSS, Francisco Osimar da Silva, por telefone.
Na última quarta-feira, 31, em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), o órgão fixou procedimentos técnicos aos segurados referentes ao Programa de Avaliação dos Benefícios por Incapacidade.
Os beneficiários serão convocados por meio de carta para a realização da perícia médica. Após o recebimento da carta, terão cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de teleatendimento 135, segundo o Ministério da Previdência.
Quem não atender ao chamado do INSS no prazo estabelecido terá o benefício suspenso. A reativação só ocorrerá mediante o comparecimento do beneficiário e o agendamento de nova perícia.
Tags: