Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 07h37 | 21 Set 2016 | Edinaldo Moreno Pagamento do programa Projovem Campo atrasa novamente

O projeto desenvolve atividades de inclusão nas localidades rurais

Crédito da foto: Foto: Cedida

Mais uma vez, professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM CAMPO) denunciam que a Prefeitura de Mossoró não está efetuando o pagamento dos seus salários, o que tem prejudicado a prestação de serviços nas localidades rurais. Segundo os próprios professores, o atraso já chega a ser de cinco meses.

No mês de março, o JORNAL DE FATO já havia ci_noticiasdo a paralisação do serviço de inclusão que é realizado nas localidades rurais de Mossoró por parte do programa, devido ao atraso no pagamento dos funcionários. Não são apenas os professores que estão com salários atrasados, mas toda a equipe que está comprometida em desenvolver suas atividades.

Os funcionários informaram que a quitação do débito anterior foi realizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), mas que não houve continuidade no pagamento dos salários, o que provocou, novamente, um atraso tão expressivo. “Eles pagaram o atrasado, mas não continuaram com o pagamento dos salários. Por isso, estamos, novamente, com cinco meses de atraso”, informou uma professora do programa.

Os professores também informam que os salários dos funcionários do Projovem são enviados diretamente pelo Governo Federal e que, por essa razão, não deveria ocorrer o atraso no pagamento dos trabalhadores do programa.

“Ao todo, somos 33 pessoas, entre professores, merendeiras e coordenadores, que enfrentam essa situação. Alguns deles residem na zona rural, mas a maioria mora na zona urbana. Com o atraso, muitos deles estão tendo dificuldade para chegar até as escolas. Alguns vão nos ônibus que transportam os alunos para a zona rural, mas com a paralisação, piorou e tomamos essa medida de parar com as atividades”, disse Rosineide.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para averiguar a possibilidade de pagamento dos profissionais que fazem parte do programa. No entanto, até o fechamento desta edição, a assessoria da secretaria não conseguiu localizar a direção do ProJovem Campo para obter as informações necessárias.

O ProJovem Campo é um programa do Governo Federal em parceria com as Prefeituras dos municípios. Iniciado em abril de 2015, já recebeu valores próximos de meio milhão de reais, conforme informações no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa conta com professores, auxiliares de serviços gerais e coordenadores, sendo que muitos deles residem na zona urbana do município e estão com dificuldade para se deslocar até as escolas na zona rural devido ao atraso no salário. 

Tags:

voltar