Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 10h59 | 18 Out 2016 | Edinaldo Moreno Falta de segurança provoca fechamento e diminuição de atendimento nas UBS’s em Mossoró

Crédito da foto:

Edinaldo Moreno/Da redação

Foto: Marcos Garcia

A insegurança ainda tem atormentado os funcionários de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em Mossoró. A equipe de reportagem do DE FATO.COM se deslocou na manhã desta terça-feira, 18, para outras três unidades que pararam ou vão parar por falta de segurança, além da falta de pagamento por parte da Prefeitura de Mossoró.

Foto: Marcos Garcia

 

O atendimento ao público na UBS Epitácio da Costa Carvalho, no bairro Costa e Silva, não ocorreu nesta manhã. Segundo uma comerciante que não quis se identificar, a unidade não abriu as portas nesta manhã causando aborrecimento em algumas pessoas que procuraram o local.

“Os servidores já tinham combinado de não abrir a UBS hoje e muita gente não ficou sabendo. Muitas pessoas estiveram hoje aqui buscando atendimento, mas voltaram revoltados, inclusive com crianças. Ontem na teve atendimento do médico”, disse a comerciante que aponta como principal causa para o fechamento da unidade a falta de segurança. A mulher ainda informou que o problema vem de meses e nada foi solucionado.

Foto: Marcos Garcia

Outra UBS que pode fechar por falta de segurança é a Doutor Lucas Benjamin, no Abolição III. A reportagem foi informada pela enfermeira Ana Andreia que a unidade não estava realizando atendimentos nesta manhã.

“A médica responsável pela unidade já está fazendo um documento em que vai solicitar a suspensão do atendimento até que guardas municipais permaneçam no local e, assim os servidores terem de volta a sensação de segurança no local”, informou a enfermeira relatando também que além da falta de segurança equipes do Saúde da Família reclamam o não pagamento das gratificações.

Entretanto, na UBS havia pessoas sendo atendidas, mas que no período da tarde os servidores da unidade vão paralisar os atendimentos. Funcionários da UBS não quiseram conversar com a reportagem.

A equipe de reportagem também esteve na UBS Antônio Camilo que na última segunda-feira, 17, esteve fechada e não houve atendimento ao público. O motivo foi a falta de segurança no local.

Foto: Marcos Garcia

A diretora da UBS, Cláudia Maria Marques, informou que o atendimento voltou ao normal nesta terça, porém, a médica que atende no local estava na assembleia dos servidores públicos municipais e a enfermeira está em um congresso.

“Realmente nós paramos ontem (segunda), mas hoje já retornamos as atividades aqui. Ainda cedo uma viatura da polícia já passou por aqui e ficou alguns minutos”, disse Cláudia Maria.

Ainda na última segunda-feira, a Unidade Básica de Saúde do bairro Barrocas esteve fechada pelo mesmo motivo das outras: falta de segurança. 

Tags:

voltar