Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 08h39 | 29 Nov 2016 | Edinaldo Moreno Padre alerta para golpes contra fiéis em nome da Igreja

Padre Carlinhos Dantas informou, durante a missa, sobre a aplicação do golpe

Crédito da foto: Foto: Blog do PC

Amina Costa – Da redação

Durante a celebração da missa no último domingo, 27, padre Carlinhos Dantas, responsável pela Paróquia de São José em Mossoró, denunciou que pessoas estavam utilizando o nome da Igreja para pedir dinheiro aos fiéis. Ele informou que não realiza nenhuma campanha para arrecadar dinheiro e pediu para que esse tipo de ação seja denunciado.

Padre Carlinhos disse que resolveu informar na missa a existência do golpe como uma forma de alertar a população sobre a situação. “Uma senhora me telefonou perguntando se eu estava fazendo alguma obra, pois alguém passou na casa dela pedindo em nome da Igreja. Outra senhora que mora em Mossoró, mas que cuida da capela de Cristo Rei em Tibau me fez a mesma pergunta. Daí, achei por bem dizer na missa que há pessoas agindo de má-fé”, explicou.

“Na missa, disse ao povo que não estamos pedindo nada, nem autorizamos alguém a usar o nome da Igreja. Se alguém for abordado com esse pedido, chame a polícia, pois se trata de um golpe”, relatou o padre.

O pároco lembrou que, com a proximidade da festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, que será iniciada no próximo sábado, 3, os golpes tendem a aumentar e, por isso, as pessoas devem ficar em estado de alerta. “Vai começar a festa de Santa Luzia e alguém também pode usar o nome da catedral para pedir (dinheiro), já que terá o motivo da festa. É bom alertar, sobretudo as pessoas que vêm de fora, para não cair na lábia dos que querem aplicar golpes até a programação da festa”, disse o religioso.

Padre Carlinhos Dantas disse ainda que algumas pessoas utilizam da bondade da população para aplicar golpes. “As pessoas em geral são muito boas de coração, então dão confiança em qualquer pessoa que pede em nome da Igreja”, explicou.

Nesta época do ano, em que se aproxima o período natalino, as pessoas ficam mais vulneráveis a golpes, uma vez que tendem a despertar o lado sentimental e o a vontade de ajudar ao próximo. Por esse motivo, o pároco sugere as pessoas que são abordadas com essa finalidade a procurar os padres das respectivas paróquias para saber se realmente está sendo feita alguma campanha de arrecadação.

“Sugiro que as pessoas, ao serem abordadas, contactem os padres para saber se estão realmente pedindo ou autorizaram alguém. Geralmente, a Igreja só pede quando está em alguma campanha especial, tipo: uma reforma, uma festa de padroeiro etc.. A Igreja não sai pedindo do nada, mas o povo é bom e confia”, argumentou padre Carlinhos.

Título: Paróquia de São José foi reformada com dinheiro de doações

O vigário da Igreja de São José, padre Carlinhos Dantas, informou que, apenas em situações de reforma ou festa do padroeiro, a Igreja realiza campanhas para arrecadar doações dos fiéis. Em 2015, devido a uma grande campanha da comunidade mossoroense devota de São Jose, foi possível fazer uma grande reforma na igreja matriz.

A ampliação do templo movimentou os fiéis e a população em geral, já que essa reforma era um sonho de toda a comunidade. O custo total da obra foi de R$ 800.000,00. Quando o contrato foi assinado, foi pago 15% do valor total e o restante foi dividido em oito parcelas de R$ 62.048,00.

Na reforma, as laterais da igreja foram derrubadas e apenas a frente ficou de pé. A ampliação foi de quatro metros para cada lado. O teto foi também modificado. Para arrecadar o valor total da obra, foram vendidos bilhetes, rifas e realizadas campanhas.

O padre Carlinhos Dantas falou que o povo é sempre muito solidário com as causas sociais e que isso ajudou bastante para arrecadar o valor necessário para a reforma do local. Essa reforma esteve incluída nas comemorações de 50 anos da paróquia e foi vista como necessária pelo padre, uma vez que nunca havia sido realizado um reparo tão grande na estrutura do local. 

Tags:

voltar