A informação foi repassada pelo Sindlimp e confirmada por um funcionário que não quis se identificar
Edinaldo Moreno/Da redação
Apenas um dos oitos veículos da coleta de lixo da empresa Vale Norte em Mossoró que realiza o trabalho de coleta de lixo durante o dia está circulando nesta manhã de sexta-feira, 9. A informação foi repassada pela diretora da regional de Mossoró do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp/RN), Aldeísa Sousa, na manhã desta sexta-feira, 9, a reportagem do DE FATO.COM.
Segundo Aldeísa, o motivo da paralisação dos trabalhadores é devido à falta de pagamento do mês de novembro por parte da terceirizada. Ela explica o que levou os garis a cruzar os braços.
“Os terceirizados estão com o salário do mês de novembro em atraso e decidiram por parar as atividades nesta manhã. Somente um carro saiu para fazer a coleta. Eles têm medo de que o atraso vire uma bola de neve e acontece com eles o que vem ocorrendo com outras terceirizadas que estão com os salários atrasados há alguns meses”, disse Aldeísa lembrando que o dinheiro para o pagamento do pessoal está bloqueado, segundo a empresa informou ao sindicato.
“A Vale Norte informou ao sindicato que o dinheiro que seria repassado pela Prefeitura para a empresa e consequentemente realizar o pagamento dos funcionários está bloqueado pela justiça. Segundo a empresa, ela tenta desbloquear para efetuar. Os trabalhadores disseram na assembleia que fizemos hoje logo cedo que só voltam ao trabalho quando o débito com eles for quitado”.
Ainda de acordo com Aldeísa, somente o carro coletor que faz o Centro da cidade é que está circulando. “O encarregado da turma pediu para pelo menos fazer a coleta no Centro da cidade, haja visto, que está ocorrendo a Festa de Santa Luzia. O encarregado conseguiu convencer os coletores”, falou Aldeísa.
Aldeísa salientou ainda que na parte da tarde vai haver outra assembleia, desta vez, com o pessoal que trabalha no período noturno. Ao todo, são 15 veículos que realizam diariamente a coleta de lixo no município, sendo oito durante o dia e sete a noite. Dos cerca de 250 trabalhadores, 80 pararam nesta manhã, diz a diretora do Sindlimp. “Na parte da tarde eu vou me reunir com o pessoal que trabalha no período da noite em outra assembleia para decidir se eles param ou não. O encontro vai ser no horário das 16 horas”.
Um funcionário da Vale Norte que não quis se identificar confirmou a informação de que somente um veículo saiu para realizar a coleta nesta manhã. Ele ainda falou que na última quinta-feira, 8, os terceirizados trabalharam normalmente. Sobre se os funcionários da parte da noite também podem parar, ele disse que não sabe se eles vão parar também. Outros dois funcionários da Vale Norte disseram a reportagem desconhecer a informação.
Tags: