Domingo, 25 de maio de 2025

Postado às 07h50 | 16 Dez 2016 | Edinaldo Moreno Transporte de pacientes para outros municí­pios está suspenso

Os pacientes têm de arcar com os custos da viagem porque a empresa suspendeu o serviço

Crédito da foto:

Amina Costa/Da redação

Os pacientes de Mossoró que precisam realizar exames em Natal estão tendo de arcar com os custos do transporte, uma vez que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) não efetua há meses o pagamento da empresa prestadora desse serviço. Devido o atraso, o serviço está paralisado há mais de um mês.

Na manhã desta quinta-feira, 15, a estudante Larissa Souza entrou em contato com a reportagem do DE FATO para informar sobre a situação do transporte dos pacientes. Segundo a estudante, sua tia, que realiza um tratamento oncológico, vai fazer um exame completo, que só pode ser realizado na capital do estado. No entanto, no ato da confirmação do exame, Larissa Souza foi informada de que a secretaria não tinha como arcar com o transporte porque o serviço está suspenso por falta de pagamento.

“Ligaram para mim na quarta-feira (14) informando que a cintilografia óssea da minha tia foi liberada pela Secretaria de Saúde. Mas, ainda na ligação, a moça me informou que não tinha carro para fazer esse transporte e que a gente teria de arcar com esse custo. Como precisamos fazer o exame, eu disse que não tinha problema e que daria um jeito de ir até Natal”, relatou a estudante.

Larissa Souza informou que, devido à união da família, não terá tantos problemas em arcar com os custos da viagem, mas alertou que muitas famílias não têm condições para esse custo. “As pessoas já procuram o SUS porque não têm dinheiro para fazer os exames particulares ou não possuem plano de saúde. Graças a Deus, nossa família é unida e vamos poder arcar com esse custo da viagem, mas muitas pessoas não têm como desembolsar cerca de R$ 100,00 para pagar passagens e alimentação. É um custo relativamente alto”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a paralisação do transporte de pacientes para outras cidades está suspenso há mais de um mês, mas não confirmou há quanto tempo não é feito o repasse para a empresa responsável.

“O serviço realmente está paralisado há mais de um mês, mas não tenho como precisar agora o tempo de atraso da empresa, porque a secretaria só funciona pela manhã. Estamos aguardando os recursos para que possamos efetuar o pagamento da empresa responsável pelo serviço. Assim que os recursos estiverem disponíveis, o transporte será normalizado”, informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde.

Tags:

voltar