Terça-Feira, 25 de fevereiro de 2025

Postado às 14h51 | 06 Jan 2017 | Cesar Santos Telma confirma candidatura í  Reitoria: 'Está na hora de romper com o modelo tradicional'

Crédito da foto:

Blog do César Santos

A professora doutora Telma Gurgel é um nome da oposição à sucessão na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Telma confirmou que aceitou a convocação dos segmentos de oposição e que se sente honrada por ter sido a escolhia.

Em conversa com o titular do blog, por telefone, ela justificou a sua decisão de ser candidata à Reitoria:

“Chegou a hora de romper com o modelo tradicional, de concentração de poder. As últimas gestões foram submissas e a Uern foi muito mal conduzida em sua defesa institucional. Vamos romper com o modelo que está aí.”

Na opinião da pré-candidata, existe uma crise de liderança que conduza o processo de legitimidade da Uern frente ao governo, que possa ter coragem de fazer a defesa concreta da instituição.

“Temos um capital social e político no Estado muito grande, estamos em todo o Rio Grande do Norte. São mais de 15 mil alunos. Isso tem que ser respeitada”, defende. “Estamos propondo uma gestão que tenha coragem de lutar para garantir o respeito e a autonomia de nossa Universidade”, afirma.

Dois ex-candidatos a reitor estão na coordenação da campanha de Telma Gurgel, os professores doutores Gilton Sampaio (campus de Pau dos Ferros) e Ana Dantas (campus de Natal).

 

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA

A oposição usou as redes sociais para confirmar a candidatura de Telma Gurgel à Reitoria. Veja:

'Professora da instituição há 30 anos, Telma Gurgel é graduada em Serviço Social pela UERN, mestra em Ciências Sociais pela UFRN, doutora em Sociologia pela UFPB e tem pós-doutorado pela Universidade Paris-Diderot (Paris 7). É bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher “Simone de Beauvoir”. Como cientista, Telma Gurgel coordena pesquisa nacional sobre o feminismo autônomo no Brasil, e publica em periódicos mundialmente conhecidos, como a “Revista do Centro Tricontinental” (CETRI), da Bélgica, e na “Nouvelles Questions Fèministes”, revista francesa fundada por Simone de Beauvoir e Christine Delfhy, nos anos de 1960.

Telma Gurgel também acumula experiência administrativa, tendo sido Chefe do Departamento de Serviço Social, diretora da Faculdade de Serviço Social por dois mandatos, coordenadora de graduação da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERN.

No campo político, Telma Gurgel sempre foi ativa e articulada, atuou como militante estudantil pela estadualização da UERN, foi vereadora pelo PT, na Câmara Municipal de Mossoró e uma presença ativa em todos os momentos decisórios dos rumos da UERN, desde sua estadualização até os dias atuais.

A chapa encabeçada pela Profa. Telma Gurgel terá como candidato a vice-reitor o Prof. William Coelho, docente da UERN há 28 anos e atual vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC)."

Tags:

voltar