Importante serviço estava paralisado na gestão passada
O funcionamento das ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) está, aos poucos, sendo retomado. No final do ano passado, a última ambulância que estava em funcionamento no município quebrou e a UTI Móvel foi transformada em Bravo, para atender à população. A UTI Móvel é usada para casos mais graves, no entanto, diante da falta de veículos, foi disponibilizada para o atendimento de rotina.
De acordo com o secretário de Saúde, Benjamim Bento, três ambulâncias já estão em funcionamento. “Nós encontramos um total de seis ambulâncias. Delas, apenas uma em circulação, e esta só podia circular dentro do município”, informa.
Ele destaca que logo nas primeiras ações desta semana foram adotadas medidas para resolver a questão do Samu. “A prefeita pediu a Saúde como prioridade e já no dia da nossa posse garantimos uma segunda ambulância funcionando. Hoje já são três”, revela.
Conforme o secretário, os veículos apresentavam defeitos básicos. “Houve a troca dos equipamentos e as ambulâncias já estão funcionando”, diz.
As demais ambulâncias do Samu deverão estar prontas nos próximos dias, segundo prevê o secretário Benjamim Bento.
Por várias vezes, ao longo do ano passado, as ambulâncias do Samu apresentavam problemas mecânicos, prejudicando o atendimento à população. A situação foi agravada no final do ano, quando todos os veículos do tipo Bravo, que faz o atendimento de rotina, estavam com defeito.
Conforme Benjamin Bento, a expectativa é que em pouco tempo todas as unidades do serviço possam estar consertadas e disponíveis para atender aos mossoroenses.
Tags: