Amina Costa/Da Redação
Os moradores da primeira etapa do conjunto Vingt Rosado (zona leste) reclamam que estão sem água nas torneiras desde o início desta semana. Alguns moradores estão sendo obrigados a comprar água em carros-pipa, enquanto nenhuma providência é tomada.
O que preocupa ainda mais a população é o fato de a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) não prestar nenhum esclarecimento sobre o que levou à falta de abastecimento e não informar quando o problema vai ser solucionado. Os moradores reclamam ainda que na conta de água não vem descontado os dias em que o abastecimento ficou suspenso.
Com a suspensão do serviço desde o último dia 24, alguns moradores estão buscando soluções, muitas delas até bem caras, para não ficar sem água durante este período. A compra de carros-pipa é uma das soluções encontradas pelos moradores, mas o alto preço do serviço impede que todos os consumidores consigam esse tipo de abastecimento.
Em média, um carro-pipa com 100 litros de água custa entre R$ 70,00 e R$ 100,00. Como a situação dos mossoroenses não está das melhores, nem sempre é possível retirar do orçamento, que já é apertado, uma quantia nesse valor. Além de pagar um carro-pipa, os consumidores têm ainda de pagar a conta de água, que é cobrada todos os meses.
Em contato com a assessoria de imprensa da Caern, a reportagem foi informada que ocorreu um vazamento próximo ao local e que o abastecimento teve de ser suspenso, para que os reparos fossem realizados. “Não teve quebra de poço no local, mas nós fizemos uma manobra para consertar um vazamento de grande porte que aconteceu próximo ao local afetado”, explicou a assessora Ana Luíza.
Ana Luíza explicou, também, que quando os vazamentos são de pequeno porte, os consertos são realizados de forma imperceptível para os consumidores. “Quando o vazamento é pequeno, nós fazemos o conserto, mas, por demandar pouco tempo, a população não sente a suspensão do abastecimento. Infelizmente, esse vazamento era um pouco maior e tivemos de suspender o abastecimento por alguns dias”, falou.
A assessora afirmou que o abastecimento da primeira etapa do Vingt Rosado já foi normalizado e que, em breve, os moradores terão água nas torneiras novamente. “O vazamento já foi contido e o abastecimento normalizado. No próximo dia de abastecimento, os moradores já terão água em suas torneiras”, disse Ana Luíza.
Tags: