Pelo sexto ano consecutivo, o projeto de Extensão Cactus Baja da Ufersa participará da Competição Baja SAE BRASIL, que, neste ano, em sua 23ª edição, acontecerá em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O projeto da Ufersa é uma das três equipes inscritas pelo Rio Grande do Norte na competição, que reunirá 88 equipes de 18 Estados brasileiros.
As provas da edição 2017 serão realizadas de 9 a 12 de março. Para competir, os universitários têm de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.
A equipe da Ufersa vai a São Paulo com o mesmo protótipo da edição do ano passado, pois, conforme o professor Zoroastro Torres Vilar, cada modelo pode ser aprimorado por até dois anos e o atual carro “vem apresentando bom desempenho”, justifica o professor e coordenador da equipe. O carro desenvolvido pelos estudantes da Ufersa se destaca, sobretudo, nas modalidades de Aceleração e Velocidade.
O graduando Diego Gomes também integra a equipe e explica que, entre as modificações para este atual modelo, estão a inserção de uma nova caixa de redução e mudança na suspensão do automóvel. “Os trabalhos de melhoramento e manutenção são constantes”, comenta ele. O Projeto Cactus Baja é composto por 30 estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica da Ufersa.
A competição nacional oferece como prêmio às três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas a oportunidade de representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão
A equipe da Ufersa chega com boas chances. O protótipo para esta competição é o atual campeão da fase regional Norte e Nordeste do Baja SAE, eleito melhor carro no evento que aconteceu em Camaçari, na Bahia. Além do título geral, a equipe ainda conquistou o 1º lugar nas provas de Enduro (também pela primeira vez) e de Conforto.
NÚMEROS
3 equipes estão inscritas na competição pelo Estado do RN
88 equipes no total estão participando da competição
18 Estados brasileiros estão representados
1.836 estudantes de engenharia e professores estão inscritos
81 instituições de ensino superior estão no Baja SAE
30 estudantes de C&T e Engenharia Mecânica da Ufersa integram o Projeto Cactus Baja
6 anos consecutivos de participação da Ufersa na competição
9º lugar é a melhor classificação geral da Ufersa, na edição de 2014
SAIBA MAIS
Relembre a recepção da Equipe Cactus Baja após a conquista do prêmio Regional
Conheça o carro desenvolvido pelos estudantes da Ufersa
Saiba mais sobre a 23ª edição da competição Baja SAE BRASIL
Tags: