Segundo o Sinduscon, medida visa prevenir acidentes
Como medida de evitar acidentes nos canteiros de obra no município, o Sindicato da Indústria e Construção Civil de Mossoró (Sinduscon) adotou a proibição do uso de telefone celular, tablets e tocadores de MP3. A informação foi confirmada ao De Fato.com pelo presidente do órgão, Sérgio Freire.
Segundo ele, a medida entrou em vigor no último dia primeiro de março deste ano e visa a segurança dos trabalhadores. Ele complementa que havia “uso exacerbado” dos aparelhos.
“A medida foi homologada na Convença Coletiva. Ela já está em vigor desde o início de março. Teve um prazo de noventa dias para que as empresas e trabalhadores se adaptassem a restrição. Estava havendo um uso exacerbado dos celulares nos canteiros de obras e por isso decidimos por adotar essa proibição. O objetivo é a prevenção de acidentes”, falou Freire.
Ainda de acordo com Sérgio Freire, em um primeiro momento, os trabalhadores não concordaram com a medida. “Eles (trabalhadores) não concordaram em um primeiro momento, mas quando começar a surgir os reais resultados eles vão começar a se adaptar. A medida é importante”, frisou.
A iniciativa é pioneira no Nordeste e tem o apoio da Procuradoria do Trabalho. Quem desrespeitar a norma e insistir no uso do celular e aparelhos similares sofrerá as mesmas sanções previstas para quem negligencia o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).
Tags: