Velório acontece no Teatro Municipal Dix-huit Rosado
Blog do César Santos
Morreu na manhã desta sexta-feira (17) o ex-deputado e ex-prefeito de Mossoró (RN) João Newton da Escóssia. Ele tinha 91 anos.
O velório tem início às 15h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O sepulgamento acontecerá amanhã (18), no Cemitério São Sebastião.
João Newton foi o 47º prefeito de Mossoró, eleito em 1976 pela Arena, cumprindo o mandato no período de 31 de janeiro de 1977 a 14 de maio de 1982.
Renunciou ao cargo um ano antes de concluir o mandato para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa, sem sucesso. Foi substituído pelo vice-prefeito Alcides Fernandes da Silva, “Alcides Belo”, que ficou até 30 de janeiro de 1983.
Antes de ser prefeito, João Newton foi deputado estadual, tendo sido eleito em 1974. Cumpriu dois anos de mandato, saindo para se eleger prefeito e assumir os destinos de Mossoró.
João Newton também foi diretor presidente do Serviço Telefônico de Mossoró (SERTEL), presidente da Companhia de Habitação do RN (COHAB) no governo Geraldo Melo (1987/1990). Ele também foi coletor estadual.
João da Escóssia era casado com Dona Iraci Santos da Escóssia, com quem teve sete filho: Júnior Escóssia, Carlos, Ricardo, Cláudio, Roberto Jandira, Silvana, Vera e Aurora Escossesa.
Dos filhos, apenas o caçula Júnior Escóssia seguiu a carreira política. Foi vereador de quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
João Newton era tio da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e da vereadora Sandra Rosado (PSB).
LUTO
A prefeita Rosalba Ciarlini decretou luto oficial de três dias no Município pelo falecimento do ex-prefeito João Newton da Escóssia, ocorrido nesta sexta-feira (17).
“Mossoró perde um grande homem público, íntegro, honesto e que ajudou a construir e promover o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou a prefeita.
João Newton da Escóssia foi eleito deputado estadual em 1974. Em 1977 assumiu a Prefeitura de Mossoró, concluindo o mandato em 1982. Exerceu ainda o cargo de secretário de Administração Municipal na última gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.
O decreto de luto oficial será publicado na edição de hoje do Jornal Oficial do Município (JOM).
Tags: