Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 12h27 | 18 Mar 2017 | Cesar Santos Morre a professora Jacy Gurgel, a primeira mulher do Rotary Club

Jacy se destacou em sala de aula e na comunicação

Crédito da foto:

Blog do César Santos

Professora Jaci Gurgel Fernandes era bastante identificada com Mossoró

Faleceu na manhã deste sábado (18) em Mossoró a professora Jaci Gurgel Fernandes, bastante identificada com a educação, cultura e comunicação da cidade.

Jaci sofreu uma parada cardíaca. Ela estava internada no Hospital Wilson Rosado havia algumas semanas.

O corpo será velado no Centro de Velório PLAST, próximo ao Museu Histórico Lauro da Escóssia, no centro. O sepultamento acontecerá amanhã, no Cemitério São Sebastião, às 9h.

Jaci Gurgel Fernandes foi professora de Português e Francês, ocupando salas de aula no Colégio Coração de Maria (Colégio das Irmãs), Escola Normal, Escola Estadual Elizeu Viana e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na comunicação, a professora Jaci trabalhou durante 22 anos no rádio mossoroense. Foram 10 anos na Rádio Rural AM, onde apresentou o programa “Rural Sua Amiga” e fez parte da equipe de jornalismo. Outros 12 anos na FM 105 Santa Clara, do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Foi Jaci que elaborou e organizou a programação da emissora, inclusive, chegando a assumir a direção geral.

Jaci Gurgel, na época da FM Santa Clara, com a atriz Tonia Carrero (foto: álbum de família)

A professora Jaci entrou para a história como a primeira mulher a fazer parte do Rotary Clube de Mossoró, também sendo a primeira mulher presidente. “Sempre gostei de participar dos movimentos sociais e o Rotary teve papel importante na minha vida”, destacou em entrevista ao Programa Mossoró de Todos os Tempos, apresentado pelo médico Milton Marques no Canal 10 da TCM.

CARAUBENSE

Jaci Gurgel era filha do médico e ex-deputado estadual Maltez Fernandes e de Dona Maria de Lourdes Gurgel Fernandes, tendo nascido de parto gêmeo, mas a sua irmã faleceu com dois meses.

Nasceu em Caraúbas, município do Médio Oeste potiguar, mas os pais se mudaram para Mossoró quando ela tinha apenas dois anos de idade. Jaci Gurgel se sentia mossoroense. Iniciou os estudos na Escola Jesus Maria José, das diretoras Elza e Maria Gurgel, depois foi para o Colégio das Irmãs, onde se descobriu para a sala de aula.

A beleza da juventude eternizada pelas lentes do fotógrafo Manulito (foto: álbum de família)

Teve a beleza da juventude eternizada pelas lentes de Manuelito, que a considerava a “musa” de Mossoró. O talento da Manuleito revelou Jaci Gurgel bem à frente do seu tempo.

Jaci Gurgel também desenvolveu atividades na Igreja Católica, como devota de Santo Antônio, inclusive, passou grande parte de sua vida residindo ao lado da Capela de São Vicente, que tem como padroeiro Santo Antônio.

Jaci Gurgel deixa a filha Lêda Gurgel e as netas Maria Teresa e Maria Isadora.

 

Tags:

voltar