Depois de 6 anos de seca, o Sertão voltou a ficar verde e o Semiárido Potiguar respira mais aliviado com as chuvas que vêm caindo desde Janeiro. A paisagem mudou e isso pode ser conferido em toda zona rural do Estado. Nos campi da Ufersa, o verde agora é presença garantida.
O solo molhado, a terra úmida e a presença agora regular das nuvens mexeram com a flora e a fauna. Animais que andavam sumidos, reapareceram, e açudes que estavam secos, voltaram a acumular água.
De acordo com o professor de Meteorologia da Ufersa, o professor José Espínola Sobrinho, 2017 já é o ano mais chuvoso na região desde 2011. De janeiro até agora já foram registrados 656 milímetros de chuva em Mossoró, mais precisamente na região do Alto de São Manoel. Em 2016, foram apenas 343 milímetros de chuva.
A média anual para a cidade é de 680 milímetros. Ainda de acordo com o balanço pluviométrico monitorado pela Ufersa, fevereiro, até agora, foi o mês mais chuvoso do ano com 234 milímetros. A previsão é que as precipitações continuem até o início de junho.
“As nossas chuvas são bastante irregulares. Há locais que chovem bem, outros nem tanto. Em Mossoró, tivemos boas chuvas no Alto de São Manoel, já no Santa Delmira, a precipitação esse ano ainda não chegou aos 500 milimetros”, esclareceu o professor Espínola.
Mesmo com as irregularidades, as perspectivas são boas e o verde deve prevalecer até o final do primeiro semestre para a alegria do homem do campo.
Fonte: Ufersa.
Tags: