Postado às 10h21 | 26 Abr 2017 | Edinaldo Moreno
Cirurgias estão sendo canceladas devido a baixa no estoque de sangue no Hemocentro
Crédito da foto:
Edinaldo Moreno/Da redação
Nos últimos dias cirurgias estão sendo canceladas em Mossoró devido ao baixo estoque de sangue no Hemocentro. A informação foi confirmada pela assistente social, Denise Morais, na manhã desta quarta-feira, 26, ao DE FATO.COM.
Segundo ela, a saída de sangue está bem maior do que a entrada. O órgão tem realizado chamamento por meio das redes sociais para que os doadores se desloquem ao local para doação de sangue.
“O nosso estoque de sangue está crítico novamente. Com isso, algumas cirurgias estão sendo canceladas, principalmente as cardíacas, que requer um número entre seis e oito bolsas de sangue. Estamos convocando as pessoas a vir aqui realizar a doação”, disse Denise que informa que o sangue “O” positivo está zerado.
“Estamos precisando urgentemente de sangue “O” positivo. Ele é o que sai mais. A saída de sangue está maior do que a entrada e isso tem nos preocupado porque o estoque fica crítico”, completou.
Os feriados prolongados e as viroses dificulta a ida de doadores ao Hemocentro enfatiza Denise Morais. “Os feriados prolongados têm dificultado a vinda das pessoas aqui no Hemocentro. Muitas viajam. Tem ainda essas viroses que também prejudica a vinda dos doadores”, frisa.
Denise Morais ainda revelou que na última terça, quando o pedido foi postado nas redes sociais, o número de pessoas que procuraram a unidade foi bastante satisfatório, mas mesmo assim pede que mais voluntários vão ao órgão e realizem a doação de sangue.
“Ontem (terça-feira) foi bastante movimentado aqui. As pessoas vieram aqui e doaram sangue. Mas a gente precisa que os voluntários venha mais para que o nosso estoque permaneça satisfatório”.
No próximo sábado, 29, o ônibus do Hemocentro estará no município de Umarizal realizando a coleta do sangue doado.