Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 07h45 | 27 Abr 2017 | Edinaldo Moreno Residentes encerram greve após entendimento com Secretaria

Eles estavam paralisados há duas semanas e reivindicavam mais segurança nas UBS's

Crédito da foto: Foto: PMM

Após entendimento com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais que atuam nas residências médica e multiprofissional em atenção básica decidiram encerar a greve e retomar as atividades. Eles estavam paralisados há duas semanas e reivindicavam mais segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
 
Na manhã desta quarta-feira, 26, os profissionais se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde, Benjamin Bento, e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, para discutir melhorias para os residentes. A questão da segurança foi uma dos principais pontos debatidos.
 
Benjamin Bento apresentou sugestões de curto, médio e longo prazo para garantir a segurança tanto dos residentes quanto dos profissionais e usuários das UBSs. Uma das propostas é a implantação do Ronda Saúde, que deverá iniciar nos próximos dias.
 
O Ronda Saúde fará um trabalho ostensivo nas áreas entorno das Unidades. "Em diálogo com as demais secretarias, conseguimos a cessão de quatro veículos. Dividimos as Unidades em quatro pólos para que cada um possa ser coberto com as rondas", explica. Ele destaca que também conversou com a Polícia Militar para intensificar o trabalho ostensivo nestas áreas.
 
Como ação a longo prazo, a Secretaria estuda colocar câmeras de monitoramento nas UBSs interligadas com o Centro Integrado de Operação em Segurança Pública  (Ciosp). "Talvez não consigamos a implantação ainda este ano devido a limitações orçamentárias, mas temos assegurado uma emenda do deputado federal Beto Rosado, de R$ 600 mil, e pretendemos utilizar parte deste valor para ações de segurança nas Unidades", diz.
 
Ele lembra que embora a segurança pública seja uma obrigação constitucional do Estado, o município tem buscado contribuir de forma efetiva com ações que visam conter os índices de violência.
 
Ainda no encontro, foi tratada da questão do pagamento dos vencimentos dos residentes. Segundo o secretário, a previsão é que a quitação do débito com os profissionais seja feita juntamente com o salário dos demais servidores efetivos.

Tags:

voltar