Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 10h17 | 02 Mai 2017 | Edinaldo Moreno Quase 700 tí­tulos de eleitores mossoroenses podem ser cancelados

Prazo para regularizar pendência se encerra nesta terça (2)

Crédito da foto:

O prazo para justificar ausências nas três últimas eleições (1º e 2º turnos da Eleição para presidente, governador e deputados e turno único na eleição de 2016 para prefeito e vereador) se encerra nesta terça-feira, 2. A medida também vale para quem não pagou as multas correspondentes.
 
De acordo com o Chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Luiz Sérgio, em Mossoró são 667 eleitores que podem ter o título cancelado caso não compareça ao Cartório Eleitoral para justificar a ausência nos três últimos pleitos. No Rio Grande do Norte, 17.694 eleitores estão com seus títulos irregulares. Só em Natal, mais de seis mil pessoas encontram-se em débito com a Justiça eleitoral.
 
Ainda de acordo com Luiz Sérgio, são 349 eleitores na 33ª Zona Eleitoral que faltaram as três últimas eleições. Já na 34ª o número cai para 318.
 
“Vale salientar que esse número é somente das três últimas eleições (1º e 2º turnos de 2014 e turno único em 2016). Para as demais pendências, como justificar a ausência em uma eleição, duas eleições ou três eleições, neste caso alternadas, tem um prazo maior para regularizar suas pendências vai até maio do próximo ano”, esclarece o chefe de cartório.
 
Não se incluem nestas estatísticas cidadãos de voto facultativo - analfabetos, jovens de 16 a 18 anos incompletos, maiores de 70 anos e pessoas com deficiência.
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) informa que o primeiro passo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral é entrar no site do TRE-RN (www.tre-rn.jus.br) > Eleitor > Débitos do Eleitor, preencher os dados e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). A multa custa R$3,50 por turno e pode ser paga em qualquer banco.
 
O eleitor, então, deve comparecer à sua Zona Eleitoral portando o comprovante de pagamento, documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. O endereço das ZEs podem ser consultados na página www.tre-rn.jus.br/institucional/zonas-eleitorais/enderecos-e-telefones.  

Tags:

voltar