Postado às 10h20 | 03 Mai 2017 | Edinaldo Moreno
Após assembleia, trabalhadores dos Correios mantém greve; em Mossoró adesão é de apenas 10%
Crédito da foto:
A proposta de dividir as férias dos trabalhadores dos Correios em cinco vezes, além de outros pontos, não foi aceita pela e a greve por tempo indeterminado continua. A informação foi por Esiedla Tavares, do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Rio Grande do Norte (Sintect/RN).
Em Mossoró, a adesão ao movimento é de apenas 10%, como relata o vice-presidente do Sintect/RN no município, Luiz Granjeiro. Ele explica que os descontos e a conjuntura política afastaram os trabalhadores da greve.
“Os trabalhadores aqui em Mossoró ficaram receosos em participar do movimento devido a conjuntura política que estamos passando. Muitos preferiram não participar temendo alguma represália. Outros ficaram com medo de terem descontos, mas nós somos acobertados pela Lei da Greve que nós dá o direito de discutir essa questão ao fim da paralisação. O nosso cenário é esse”, disse Granjeiro que acrescentou ainda que as duas agências na cidade estão funcionando normalmente.
“Nas duas agências de Mossoró, a do Centro e a do Doze Anos, a distribuição, que é a entrega de correspondência, encomenda, Sedex, entre outros, está funcionando normalmente”, completou.
A categoria em todo o Brasil está mobilizada contra a ameaça de privatização dos Correios, retirada de direitos, fechamento de agências, entrega alternada (DDA, OAI), falta de segurança, suspensão de férias, demissões motivadas e cobrança no plano de saúde. Além disso, também não aceita a reforma previdenciária e trabalhista.
Ainda de acordo com Esiedla, as demissões motivadas no Rio Grande do Norte podem chegar a 400. O sindicato é contra a medida.
A paralisação comandada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) tem a adesão de 33 sindicatos da categoria em todo o Brasil.
Ato nesta quinta-feira
Luiz Granjeiro ainda informou que nesta quinta-feira, 4, provavelmente haverá um ato nas duas agências no município. Segundo ele, falta apenas a confirmação do sindicato para oficializar a manifestação.
“Amanhã (quinta-feira) deveremos realizar um ato em frente as duas agências dos Correios na cidade. Estamos apenas esperando os encaminhamentos do Sintect para oficializar o ato. Provavelmente a manifestação ocorrerá na parte da tarde”, reforçou.
Os sindicatos que mantiveram a paralisação são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São José do Rio Preto, São Paulo (capital, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru e Ribeirão Preto) e Santa Catarina.