Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 08h08 | 30 Mai 2017 | Edinaldo Moreno Vigiláncia Sanitária fiscaliza estabelecimentos do setor alimentí­cio

Desde o iní­cio do ano, foram 87 estabelecimentos comerciais vistoriados

Crédito da foto: Foto: Cedida

A Vigilância à Saúde, através da equipe de Vigilância Sanitária, tem realizado fiscalizações periódicas a estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, de modo a assegurar a sanidade dos alimentos ofertados à população. Desde o início do ano, foram 87 estabelecimentos visitados pela equipe.
 
Foram 136 vistorias feitas pela Vigilância à Saúde neste ano somente em supermercados, lanchonetes e comércios do setor de alimentos. “Às vezes, a equipe de Vigilância faz mais de uma vistoria em um mesmo estabelecimento. Por isso, o número de vistorias é maior do que o de estabelecimentos visitados”, explica o fiscal da Vigilância, Rômulo Fernandes.
 
Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Paula Sabrina, na fiscalização a equipe verifica a validade, a conservação e manipulação do alimento, entre outros requisitos técnicos que garantam a qualidade e segurança dos produtos. Verificada alguma irregularidade, o estabelecimento pode sofrer penalidades, desde uma advertência até a interdição.
 
 “Quando há pequenas pendências, que não comprometem a qualidade do alimento, a Vigilância dá um prazo para que o estabelecimento faça as adequações necessárias. Após alguns dias, a equipe retorna ao local e, caso a pendência não esteja resolvida, a Vigilância pode dar um prazo menor, uma notificação ou um auto de infração, dependendo de cada caso", informa Paula Sabrina, revelando que, em caso de o estabelecimento vistoriado apresentar irregularidades graves, ele é interditado. Neste ano, até o momento, nenhum estabelecimento foi interditado pela Vigilância. 
 
Paula Sabrina destaca que a Vigilância Sanitária tem realizado um trabalho contínuo de visitas a estabelecimentos que comercializam alimentos, no intuito de garantir a boa prática na produção e manipulação de alimentos, a fim de eliminar potenciais riscos de contaminação do consumidor por inadequações dos alimentos. 

Tags:

voltar