Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 08h43 | 05 Jun 2017 | Edinaldo Moreno Violência é apontada como o principal problema do Bom Jardim

Moradores também reclamam de falta de pavimentação das ruas

Crédito da foto: Foto: Marcos Garcia

Amina Costa/Da Redação
 
Dando continuidade à série de matérias sobre os problemas nos bairros de Mossoró, a reportagem do JORNAL DE FATO esteve no bairro Bom Jardim (zona norte) e conversou com os moradores daquele local. Como aconteceu nos bairros Santo Antônio (zona norte) e Belo Horizonte (zona sul), a violência foi apontada como o principal problema enfrentado pelos moradores do Bom Jardim. 
 
Uma moradora chegou a afirmar que em mais de 20 anos que está no local, nunca viu o bairro tão violento como atualmente. “Moro no Bom Jardim há mais de 20 anos, em todo esse tempo vi o bairro passar por muitas mudanças, mas a mudança que mais impacta a vida da comunidade é a falta de segurança”, relatou a estudante Bruna Williana. 
 
Ela lembrou que até alguns anos atrás, era possível ficar na calçada até mais tarde, sem que houvesse tanto perigo para os moradores, e disse ainda que é difícil ver uma viatura de polícia circulando nas proximidades de sua residência, o que aumenta o número de assaltos. 
 
“Antes, sentávamos nas calçadas até altas horas da noite, era o momento que reunia os vizinhos, as famílias e os amigos; as crianças andavam de bicicleta e corriam tranquilas. Hoje, não temos mais esse direito; raramente passa uma viatura policial pelas ruas”, disse a estudante. 
 
Bruna Williana reclamou, também, da falta de pavimentação das ruas, o que tende a aumentar o número de acidentes e assaltos, já que o motorista precisa reduzir a velocidade para trafegar por esses locais. “A pavimentação é outro problema existente no bairro, as ruas são repletas de buracos, corremos o risco de sofrer acidentes e assaltos por andar tão devagar por causa da horrível pavimentação”, relatou a moradora. 
 
Quando chove, a situação fica ainda mais complicada, já que, devido à falta de estrutura da cidade, provoca alagamentos, tirando a visibilidade de quem precisa trafegar por locais esburacados. “Nos dias de chuva, a situação é pior ainda, a rua vira uma caixa de surpresa, de repente aparece um buraco e você não tem como desviar porque a rua virou um lago e acabou a visibilidade do chão”, explicou a estudante. 
 
Outra reclamação feita pelos moradores do Bom Jardim é sobre a sujeira das ruas, principalmente nos canteiros e esgotos que ficam na frente das casas. Mesmo com o fato de alguns moradores cooperar com o aumento da sujeira, a estudante afirmou que a limpeza das ruas é feita apenas em ocasiões especiais. 
 
“Não é só o lixo que os moradores erroneamente colocam na via pública, mas os canteiros e ruas praticamente só passam por limpeza uma vez ao ano. A data certa era na época da procissão de Santa Luzia, já que a Prefeitura queria mostrar que as ruas eram limpas. Mas, com a mudança do itinerário da procissão, essa limpeza também mudou e nunca se sabe o mês que os garis passarão capinando os cantos das calçadas e pintando o meio-fio das ruas”, finalizou Bruna Williana.

Tags:

voltar