Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 25 Set 2017 | Redação Um em cada dez usuários mossoroenses está em débito com a Caern

Crédito da foto: Misael Alcântara Os dados são da companhia. O mês de agosto foi fechado com um total de 70.353 ligações de água ativa

O número de mossoroenses que entraram para a inadimplência junto à Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) no mês de agosto aumentou expressivamente em relação a julho, que teve um dos menores índices de clientes com dívidas ativas no ano de 2017, segundo dados repassados pela empresa à reportagem do JORNAL DE FATO.

De acordo com o levantamento, o mês de agosto foi fechado com um total de 70.353 ligações de água ativa, sendo que 9,53% desse percentual são devedores que permanecem com faturas em atraso ou tiveram o fornecimento de água interrompido, o que dá aproximadamente 6.704 inadimplentes em todo o município, e isso tem causado preocupação ao órgão, que está sempre realizando campanhas e mutirões para a quitação de dívidas, com o objetivo de diminuir esse índice, inclusive dando desconto nas multas e juros, para facilitar a situação dos consumidores em meio à crise financeira que sofre o país.

Se a opção do cliente for parcelamento, a companhia exige pagamento de 20% do valor da dívida como entrada e o restante dividido em até 36 vezes mensais, com isenção de juros e multas por atraso, além do abatimento de 50% nas multas regulamentares. Se o cliente for beneficiado com as tarifas Social ou Popular, considerado segmento de baixa renda, o parcelamento é feito com entrada de 10%, além da isenção de juros e multas. Nos casos de corte ou religação, não haverá isenção das taxas previstas de acordo com a tabela vigente na empresa.

O mês em que Caern teve o maior número de devedores no ano, até o momento, foi fevereiro, com 69.978 ligações legais ativas, sendo que 18,73% desses clientes estavam com boletos em atraso. Em seguida está o mês de abril, com 70.203 ligações, e 14,13% de inadimplentes. Em julho, a empresa registrou a maior queda do número de devedores, que baixou para 6,23%.

Em Mossoró, a Caern adota uma série de medidas para a recuperação de débitos. A partir da segunda conta sem pagamento, o cliente recebe o aviso de débito em aberto. Na emissão da terceira conta, não tendo sido pagas as duas anteriores, a Caern pode fazer o corte do serviço. Mas, antes de proceder o corte, o consumidor recebe a visita de cobrança ou telefonema realizado pela empresa terceirizada ADV. As pessoas que estão em débito com a Caern estão sujeitas a ser negativadas junto ao SPC/Serasa, disse Ana Luíza, assessora de comunicação da instituição.

Os interessados em quitar suas dívidas com a Caern devem procurar o escritório mais próximo ou o indicado nos boletos das faturas, para iniciar a negociação dos débitos e voltar a receber o fornecimento de água, caso o serviço tenha sido cortado.

Tags:

Mossoró
Caern
usuários
inadimplência

voltar