Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 28 Set 2017 | Redação Sobram pacientes nos corredores e falta médico de plantão nos hospitais estaduais

Crédito da foto: Cedida No Tarcísio Maia, os pacientes se amontoam nos corredores

Os dois hospitais públicos estaduais de Mossoró estão enfrentando problemas diversos. No Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), os pacientes se amontoam nos corredores, enquanto que no Hospital Rafael Fernandes, o recebimento de novos pacientes foi suspenso por conta da falta de médico de plantão.

Referência e única alternativa para toda a região Oeste para o tratamento de doenças infectocontagiosas, o Hospital Rafael Fernandes está sem médico de plantão a partir de hoje. O problema foi denunciado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Mossoró (SINDSAÚDE).

Segundo o sindicato, com a escala médica incompleta, o hospital já não pode receber novos internamentos. “Pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, que deveriam ser atendidos na unidade, ficam impossibilitados de serem internados. Pelo menos três pacientes com quadro de tuberculose, que deveriam estar internados no Hospital Rafael Fernandes, se encontram no Hospital Tarcísio Maia aguardando atendimento”, denuncia João Morais, diretor regional do Sindsaúde em Mossoró.

Esse problema vem se repetindo e já foi denunciado meses atrás, quando foi promovido um ato público em defesa do Hospital Rafael Fernandes.

“Reforçado” pelos pacientes que deveriam estar no Hospital Rafael Fernandes, o HRTM está com os corredores lotados.

Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE-RN) e funcionário do HRTM, Aldiclésio Alves Maia, 33 pacientes aguardavam por leitos no maior hospital público do interior do estado na tarde desta quarta-feira (27), sendo 15 nos corredores e 18 em macas em salas de repouso.

O supervisor de vendas Nélio Gomes foi visitar um parente no HRTM e ficou assustado com a situação dos pacientes. “Fiquei com dó, com o descaso com a vida humana”, relata.

Tags:

Mossoró
Hospital Tarcísio Maia
Hospital Rafael Fernandes

voltar