O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró (RN), realizou nesta quinta-feira (5), com sucesso, a segunda captação de órgãos em duas semanas. Seis órgãos foram doados para diferentes partes do País.
“É mais uma vitória da vida sobre a morte”, comemorou o diretor-geral do hospital, cirurgião Jarbas Mariano.
Órgãos captados: fígado, rins, córneas e coração, doados para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Natal (RN) e Curitiba (PR).
Há 15 dias, o Tarcício Maia já havia realizado captação/doação de seis órgãos. Em um ano e três meses, o hospital realizou nove captação com o total de 54 órgãos doados para várias parte do Brasil.
A doação de órgãos e tecidos somente é possível com o consentimento da família. As famílias são procuradas no intuito de consentir a doação. O consentimento chega a 59%, o que está na média nacional.
O HRTM possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a qual foi reconstituída em 2 de julho de 2016. É composta por uma equipe multidisciplinar de oito membros, sendo um médico coordenador, enfermeiras, assistente social, psicóloga, bioquímico e técnicas de enfermagem.
Tags: