Quarta-Feira, 12 de fevereiro de 2025

Postado às 11h45 | 25 Nov 2017 | Redação Secretário estadual Agricultura defende construção de novo porto

Crédito da foto: Divulgação Secretário Guilherme Saldanha durante visita à unidade produtora de frutas em Mossoró

Cumprindo agenda administrativa em Mossoró, o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Moraes Saldanha, defendeu nesta sexta-feira (24) a construção de um novo porto no litoral da Costa Branca para escoamento da produção da fruticultura irrigada de Mossoró e região.

Guilherme Saldanha explica que o Porto de Natal já possui hoje gargalos no que se refere ao trânsito e sua própria ampliação, ou seja, para o futuro tornou-se inviável. “Como os principais itens da pauta de exportação e as vertentes econômicas do RN passam por produtos que geram grandes volumes de cargas: frutas e minérios, principalmente, precisamos já de um porto maior, com mais áreas de estocagem e principalmente sem problemas de logística/acesso”, reforça.

O secretário informa que já existem estudos iniciais de um porto mais próximo das principais áreas econômicas do estado nestes dois segmentos: frutas e minérios. “Esse porto seria entre Areia Branca e Porto do Mangue”, revela.

Atualmente, cerca de 40% da produção da fruticultura irrigada potiguar é exportado por meio de portos de outros estados, principalmente do Pecém, no estado do Ceará.

A falta de um porto de maior porte vai na contramão do desempenho produtivo da fruticultura, que vai muito bem, apesar da crise em que o país atravessa e os seguidos anos de seca no estado. “Aproveitamos nossas condições hidrogeológicas ainda favoráveis, em comparação a outros estados do NE que vêm sofrendo com a seca: CE, PB e PE, e estamos “destravando” esse setor: licenças e outorgas de água principalmente, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento destas atividades e dando segurança jurídica ao setor”, afirma.

No ano passado, o RN chegou ao montante próximo de US$ 130 milhões em exportações, posicionando-se como o 3° maior exportador de frutas do Brasil, superado apenas por Pernambuco e Bahia. “Neste ano, deveremos chegar perto de US$ 145 milhões, será um novo recorde, e talvez fiquemos em 2° lugar nas exportações de frutas. Essa atividade econômica é extremamente importante para o nosso estado, do ponto de vista econômico, mas principalmente social, garante vários empregos oficias, com carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, sem falar no sustento de milhares de famílias de agricultores familiares que vivem dessa atividade, garantindo seu sustento digno e pondo alimento na mesa das pessoas diariamente”, ressalta o secretário.

Tags:

Agricultura
novo porto
construção

voltar