O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, anunciou para esta segunda-feira, 18, o início da construção de uma adutora de 7 quilômetros em Mossoró. O anúncio da obra foi feito durante reunião da diretoria da Caern e a prefeita do município, Rosalba Ciarlini, na última terça-feira, 12.
Segundo Toscano, o objetivo da adutora é assegurar o abastecimento de Mossoró mesmo quando a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegar ao ponto morto. O Sistema Adutor Jerônimo Rosado, que traz água da barragem para a Capital do Oeste, é responsável por 30% do abastecimento da cidade.
Marcelo Toscano informou que a empresa perfurou dois poços, um com recursos próprios e outro em parceria com a iniciativa privada, que entrarão em operação nos primeiros meses de 2018.
Ainda durante o encontro o saneamento básico também foi discutido. De acordo com o cronograma definido pela Prefeitura de Mossoró e a Caern, os bairros Lagoa do Mato, Alto do Xerém e Abolição 3 já contarão com saneamento pronto no próximo mês de janeiro. Em março será a vez do Belo Horizonte e em abril é a vez do Abolição 4.
“Essa parceria é uma grande conquista para Mossoró. O funcionamento do saneamento básico nesses bairros depende de alguns procedimentos que serão executados a partir dessa união entre o Município e a Caern. É dessa forma que se administra em um momento de crise como esse, buscando parcerias e dando as mãos para o bem do povo de Mossoró”, ressaltou a prefeita Rosalba Ciarlini.
Outros investimentos para Mossoró anunciados foram a aquisição de 25 novas bombas submersas e a captação de água em poços perfurados no Sítio Carrasco, no Município de Apodi, através da Adutora do Alto Oeste, que se encontra com obras paralisadas e com processo de destrato da empresa contratada. De acordo com cronograma fornecido pela Caern, a captação será iniciada num prazo de 30 dias.
Tags: