Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 18 Mai 2018 | Redação Caern instala novo sistema de medição em prédios de Mossoró

Crédito da foto: Com o novo sistema, o consumidor pode acompanhar seu consumo de água por aplicativo

Atualmente, dez grandes consumidores de água de Mossoró contam com um novo sistema de medição de consumo. O sistema de telemetria já existe em Natal e Grande Natal e oferece inúmeras vantagens para o cliente e para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

A telemetria consiste na medição do consumo de água através de dados enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle. Nesse início do processo, os clientes atendidos em Mossoró são, em sua maioria, condomínios com consumos superiores a mil metros cúbicos de água por mês.

Quem se enquadra nesse perfil de consumo é denominado de cliente corporativo. Os equipamentos foram acoplados nos medidores em cada um dos pontos de entrada da água dos imóveis. A partir da instalação, os consumidores podem acompanhar, seja por aplicativo de celular ou pelo computador, seu consumo de água.

O setor de Grandes Clientes da Caern em Mossoró monitora remotamente o consumo desses clientes e observa se existem anormalidades. O sistema também informa via alertas caso ocorra algum problema no abastecimento. As vantagens do processo são de que em caso de vazamentos, o problema seja detectado rapidamente.

Além disso, os dados para a geração das contas são emitidos pelo sistema, sem necessidade de que um funcionário da Companhia tenha de se deslocar até o local. A fatura mensal será acessada por meio do site, que gera os dados do consumo, ou na loja virtual da Caern no www.caern.com.br.

Os clientes, por exemplo, podem acompanhar os horários de maior consumo e, a partir desses dados, fazer o uso racional da água conforme suas necessidades. Existem também casos de condomínios que contratam diretamente empresas especializadas para prestar o serviço de telemetria.

Normalmente, os condomínios possuem a medição individualizada, ou seja, cada apartamento possui um hidrômetro e cada um deles recebe a conta com seu respectivo consumo e o que cabe ao apartamento para ser pago pelo consumo da área comum do condomínio.

Relatórios também são enviados diretamente para o síndico com as informações sobre o consumo. Essas iniciativas também são importantes para reduzir custos e evitar perdas de água. Atualmente, a Caern possui cerca de 3.300 clientes especiais que consomem mensalmente mais de 200 metros cúbicos de água.

No Rio Grande do Norte, existem 74 clientes corporativos que utilizam o sistema de telemetria, entre eles indústrias, shoppings, hospitais e condomínios. A instalação e a manutenção dos equipamentos são feitas pela empresa terceirizada Thecnook. De acordo com o gestor de Grandes Clientes da Caern, José Valdomiro Silva, o sistema de telemetria já provou que é bastante eficaz e existe uma tendência natural a aumentar a quantidade de pontos no Rio Grande do Norte.

Caern foi pioneira ao implantar esse sistema de telemetria

A “leitura” do consumo de água, de forma virtual, hoje é realidade nos shoppings, indústrias, hospitais e agora está sendo disponibilizada para novos empreendimentos, inclusive residenciais, com medição individualizada. Entre as companhias de saneamento do país, a Caern foi pioneira, ao ter implantado o serviço de medição individualizada nos edifícios com mais de três andares, que, entre outros benefícios, inibe o desperdício, pois cada usuário é responsável pelo próprio consumo.

Associado a isso, a empresa acrescentou a segurança e privacidade dos clientes, em que os dados de consumo podem ser acessados sem necessitar da entrada de pessoas estranhas ao ambiente interno do condomínio. Um condensador de leitura instalado em ambiente externo armazena os dados de cada hidrômetro dos usuários e o colaborador da companhia vai ao local para anotar o consumo e emitir a fatura, simultaneamente.

 A empresa está recomendando aos condôminos que adotem a telemetria como meio de economizar água e consequentemente recursos financeiros, tendo em vista que o excesso é progressivamente mais caro. Com o novo sistema, o cliente não espera a conta no final do mês para saber que tem vazamento na tubulação, por exemplo, mas pode providenciar a recuperação de forma imediata.

Tags:

Mossoró
instalação
novo sistema
prédios
Caern

voltar