Na noite deste domingo, 27, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado se transformou numa grande festa de São João. A noite foi dedicada para o Concurso da Realeza Junina 2018 que abriu a temporada de eventos do Mossoró Cidade Junina. Os candidatos a rei, rainha e dama da diversidade se apresentaram aos espectadores que lotaram as cadeiras e galerias do teatro para conferir as performances dos futuros representantes do Mossoró Cidade Junina.
“Este evento é importantíssimo não só pelo motivo de escolher os representantes do Mossoró Cidade Junina, mas também por abrir o período dos festejos da cidade. É o momento do mossoroense começar a sentir e se empolhar com os festejos juninos. Para a realização do evento de hoje a Prefeitura de Mossoró está investindo mais de R$ 5.000,00 em premiações para os vencedores do concurso”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Eduardo Falcão.
A organização do evento preparou uma grande surpresa para noite do Concurso de Realeza Junina 2018. Para cada apresentação dos candidatos havia o acompanhamento de música tocada ao vivo pelo Regional Incendeia, da Quadrilha Lume da Fogueira. No palco eram cantores, sanfoneiro, baterista, guitarra, baixo, zabumba e triângulo fazendo música regional e de quadrilha que além de empolgar os candidatos também divertiu os espectadores.
“Ficamos muito felizes com o convite dos organizadores para fazer a música e animação do Concurso de Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina. Nós que fazemos parte da Lume da Fogueira, que esse ano está com as atividades suspensas, estávamos com saudades dessa energia que é o São João e desse povo que vibra com quadrilha junina. É gratificante demais poder colaborar e fazer parte desse evento”, disse a vocalista do Regional Incendeia, Gaby Viegas.
Ao final da noite, após as apresentações e o somatório das notas dos jurados o Concurso da Realeza Junina 2018 teve o seguinte resultado:
João Vitor, da Quadrilha Boneca de Pano
Fábia Dalila, da Quadrilha Nação Junina
Adriano Gomes, da Quadrilha Meu Xodó
Lorrany Fernandes, da Quadrilha Amor Nordestino
Luiz Lima, da Quadrilha Zé Matuto
Flávia Fernandes, da Quadrilha Amor Nordestino
Irreverência e ato político no concurso da Dama da Diversidade 2018
Além da escolha dos reis e rainhas do Concurso da Realeza Junina do Mossoró Cidade Junina 2018, houve também a escolha da Dama da Diversidade. Diversas travestis de várias cidades se inscreveram para concorrer o título. A grande campeã ganhou faixa, troféu e a premiação de R$ 1.000. Foi a primeira vez que o Mossoró Cidade Junina realizou o concurso na categoria LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
“Mossoró é a terra das liberdades e é curioso perceber que nunca o Mossoró Cidade Junina tinha se voltado para o público LGBT no sentido de criar um concurso com premiação para valorizar o trabalho feito por elas, que no período junino se transformam em verdadeiras damas de arraiás. A ideia chegou e com certeza vai ser tão tradicional como a escolha do rei e da rainha”, apontou o secretário Municipal de Cultura Eduardo Falcão.
“Diferentemente do concurso de rei e rainha, para o da Dama da Diversidade ser Mossoró ou morar na cidade não são critérios obrigatórios. Por isso que hoje estamos recebendo candidatas de outras cidades do Rio Grande do Norte como Apodi e Macau. Recebemos inscrições até de outros estados com o Ceará e Piauí”, explicou o coordenador da Arena Deodete Dias, Deilson Pereira.
Além de toda a irreverência, luxo nos vestidos e o brilho característico das damas juninas, o público foi surpreendido com uma apresentação com tom político suscitando o debate sobre preconceito e homofobia. A candidata a Dama da Diversidade, Renata Rayara, da cidade de Rodolfo Fernandes, misturou coreografia junina e discurso político. No final da apresentação ele retirou a peruca, desconstruiu a personagem e ergueu uma bandeira contra o preconceito.
“A idéia é mostrar que a pessoa LGBT precisa de respeito e reconhecimento do seu trabalho não só no período do Carnaval ou São João, mas ao longo de todo o ano. E no momento em que a sociedade nos diz que somos doentes nós mostramos que doença é o preconceito. Precisamos acabar com a homofobia que tem matado tantos meninos e meninas”, reafirmou Renata Rayara, candidata a Dama da Diversidade.
Com a computação das notas dos jurados a grande da Dama da Diversidade do Mossoró Cidade Junina 2018 é da cidade Teresina, no Piauí. “O Mossoró Cidade Junina é evento importantíssimo para o São João em todo Nordeste. Então, assim que eu soube desse concurso, realizei minha inscrição e essa vitória mostra que valeu apenas pegar a estrada com doze horas de viagem. Estou muito feliz com o título”, comemorou a Dama da Diversidade 2018, Sheron Lumynes.
Fonte: PMM.
Tags: