As férias escolares estão chegando ao fim e já é momento de voltar à rotina. Essa fase de mudança costuma provocar uma tremenda dor de cabeça nos pais. O motivo maior é que as crianças resistem em querer trocar o botão das férias para o da sala de aula.
A psicóloga Naara Rebouças, do Hapvida, observa que esse é um comportamento completamente normal nas crianças. “Haverá sim certa resistência no horário para acordar, na motivação em fazer a atividade de casa, dormir cedo, entre outras atividades”, reforça.
A especialista explica que, para contornar esse problema, os pais devem esclarecer as regras para as crianças, deixando bem claro que as férias acabaram e que agora é o momento do retorno à rotina. “Os pais têm o papel de readaptar as crianças à rotina, não abrindo exceções, explicando os porquês e sempre motivando, incentivando, mostrando os pontos positivos em voltar à escola”, orienta a psicóloga.
Naara Rebouças acrescenta que um dos principais problemas é seguir os horários de acordar, dormir, ir ao esporte e fazer a atividade de casa. “Isso acarretará certa resistência por parte da criança, já que, nas férias, para muitas crianças, o compromisso era somente brincar e se divertir”, atenta a especialista.
A psicóloga salienta que os pais devem negociar com a criança de uma forma mais sutil e natural, procurando mostrar os fatores positivos em ir à escola, como aprender e rever os colegas. “Nesse momento, vai prevalecer a paciência dos pais até haver uma readaptação à rotina. Deve-se conversar, explicar o motivo das férias, que é justamente um descanso que tem um limite”, ressalta Naara Rebouças.
A regra para cumprir os horários é simples: disciplina. Mesmo que a criança resista, os pais terão que promover essa mudança de hábito até que os filhos estejam readaptados.
Tags: