A Ufersa sedia na próxima semana o "Seminário Mulheres Camponesas: Protagonismo e Agroecologia no RN", que acontecerá no Campus Sede, em Mossoró. O evento, que acontece de 04 à 06 de setembro, é a atividade final do projeto de pesquisa “Mulheres Rurais nos Territórios da Cidadania”, coordenado pelas professoras Janaiky Pereira de Almeida e Oona de Oliveira Caju e realizado em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido da UFERSA e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar.
O Seminário tem como foco discutir a vivência das mulheres camponesas no Estado do Rio Grande do Norte, suas experiências com a agroecologia e mostrar os resultados da pesquisa desenvolvida nos anos de 2016 e 2017, junto às mulheres que atuavam na política de Territórios da Cidadania no estado. Toda a pesquisa teve como base os seis Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte: Alto Oeste, Assú-Mossoró, Mato Grande, Potengi, Seridó e Sertão do Apodi. Em cada um desses Territórios, as pesquisadoras da equipe conheceram e entrevistaram diversas mulheres do campo, que compartilharam suas experiências e conhecimento sobre o universo rural – desde os seus modos de produzir, até a sua forma de se organizar politicamente. “Nosso objetivo principal estava em entender a relação entre a gestão territorial e a atuação das mulheres, identificando os perfis e as características de cada gestão”, explica uma das pesquisadoras do projeto, Jhéssika Angell, da Universidade Federal de Campina Grande.
A programação do evento conta com painéis e debates sobre feminismo, territorialidade e agroecologia, além do lançamento dos livros “Mulheres Camponesas: semeando agroecologia e colhendo saúde e autonomia”, resultado de pesquisas da Universidade Federal Fluminense e do Movimento de Mulheres Camponesas, e “As políticas públicas nos territórios e a cidadania das mulheres camponesas”, elaborado pelas pesquisadoras do projeto, bem como da exibição do documentário “As Arpilheiras”, que conta a história de 5 mulheres de diferentes regiões do país, atingidas por desastres ambientais e sua forma de organização para combaterem as violações de direitos que sofreram.
Clique AQUI para fazer a sua inscrição no evento. Ao todo, estão abertas 30 (vagas para membros da comunidade acadêmica.
SERVIÇO – Programação do Seminário
04/09
19h – Abertura oficial – Local: auditório Amâncio Ramalho.
05/09
8h – Painel 1- A vida das mulheres e seus territórios – Apresentação dos resultados da pesquisa Mulheres Rurais nos Territórios da Cidadania: construindo um novo protagonismo.
10h – Debate.
14h – Painel 2 – O território como lugar de lutas, resistências e existências.
16h – Debate.
19h30 – Lançamento dos livros “Mulheres Camponesas semeando agroecologia, colhendo saúde e autonomia” e “As políticas públicas no território e a cidadania das mulheres camponesas” e do documentário as “Arpilheiras”. Local: auditório Amâncio Ramalho.
06/09
8h – Mesa de debates “O que é feminismo?”.
10h – Rodas de discussão e trabalho em grupo.
14h – Debate sobre a história do Grito dos Excluídos e sua relação com as reivindicações de direitos nos territórios.
19h – Atividade cultural.
Fonte: UFERSA.
Tags: