A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró dá início hoje ao processo de matrícula 2019. Esta primeira etapa, que segue até o dia 30 de novembro, prioriza os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Durante todo o mês de novembro, as escolas de ensino fundamental e unidades de educação infantil (UEIs) devem matricular alunos novatos. Os alunos com deficiência que já estão nos quadros das escolas e UEIs farão a matrícula seguindo o calendário de renovação no prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.
“Essa medida é tomada principalmente por dois motivos. Primeiro, garantir o acesso à educação de crianças ou adolescentes que possuam alguma deficiência, respeitando os limites do atendimento preferencial. Segundo, antecipar a organização das escolas que receberão os alunos com deficiência para que essas unidades possam se adequar à realidade e as equipes pedagógicas possam realizar seus planejamentos com foco na educação inclusiva”, explicou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino.
Os pais só poderão matricular seus filhos com deficiência de forma antecipada se tiverem em mãos laudo clínico ou avaliação pedagógica que ateste a deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
Mais informações sobre o calendário de matrícula podem ser conferidas no link https://www.prefeiturademossoro.com.br/jom/jom483.pdf.
Tags: