Ocorre até esta sexta-feira, 30, a Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti e a Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró revelou ao DE FATO.COM o último Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRA) no período de 05 a 09/11 que traz os dez mais bairros com os maiores índices.
De acordo com o órgão, a Ilha de Santa Luzia lidera a lista com 14,3%. Em seguida aparecem Bom Jardim (12,1%), Redenção (11,6%), Pintos (10,0%) e Paredões (7,1%). Fecham o top 10 Santo Antônio (7,0%), Dom Jaime Câmara (6,2%), Boa Vista e Planalto (ambos com 5,5%) e Alto de São Manoel (5,0%).
No município, as ações da Semana Nacional de combate ao aedes estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, com ênfase principal nas UBSs Antônio Camilo (Ilha de Santa Luzia), Dr. Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas), Sinharinha Borges (Barrocas), Centro Clínico Evangélico (Centro) e Dr. Chico Costa (Santo Antônio).
Diretora da Vigilância em Saúde, Iranilde Campos, destacou o empenho da Secretaria de Saúde em combater rigorosamente as arboviroses na cidade. “O Município abraçou a causa de combater as arboviroses desde o ano de 2017. A população precisa entender que adoece com as arboviroses e que pode chegar a morte. Esta semana vai ser bastante intensa no nosso trabalho, mas para termos resultados satisfatórios precisamos do apoio total da população.”, reforçou Iranilde.
Na abertura do evento ocorrida na última segunda-feira, 26, os agentes de saúde, endemias e fiscais da Vigilância Sanitária percorreram as ruas da Ilha de Santa Luzia para visitar casas e estabelecimentos comerciais a fim de verificar e eliminar possíveis focos do Aedes, além de orientar a população sobre a maneira correta de combater o mosquito. Como mostra o levantamento, o bairro é o líder de infestação predial na cidade.
Nesta terça-feira, as ações de prevenção e combate ocorrem na UBS Dr Ildone Cavalcante, no bairro A Vigilância vai realizou uma blitz educativa pela manhã e à tarde haverá uma passeata. A comunidade do Barrocas vai contar também com a coleta de resíduos domiciliares e entulhos.
Bairros com os maiores índices de infestação predial
Ilha de Santa Luzia 14,3%
Bom Jardim 12,1%
Redenção 11,6%
Pintos 10%
Paredões 7,1%
Santo Antônio 7%
Dom Jaime Câmara 6,2%
Boa Vista 5,5%
Planalto 5,5%
Alto São Manoel 5%
Tags: